O número de vagas a ser solicitado não foi informado, no entanto, segundo a autarquia, o pedido abrangerá os cargos de técnico e analista, de níveis médio e superior, respectivamente.
"Quanto ao pedido de novo concurso, está sendo elaborada nota técnica para encaminhamento, nos próximos dias, ao Ministério da Previdência para análise de sua inserção no PLOA 2024. Serão solicitadas vagas para analista e técnico do seguro social. Logo, por enquanto, não há previsão de publicação de novo edital", disse o INSS.
Vale lembrar que, desde o último dia 4, o concurso INSS para técnicos está homologado. Desta forma, a autarquia aguarda o aval para convocar os aprovados.
"Com relação ao concurso 2022, os candidatos aprovados serão nomeados assim que houver a aprovação do ministério para convocação. Além disso, uma nota técnica está em fase final de elaboração para encaminhamento ao ministério com estudos acerca da possibilidade de chamamento dos demais candidatos aprovados no atual concurso", disse o INSS.
Nesse sentido, um novo concurso para a carreira dependerá da convocação de todos os aprovados nas vagas imediatas da atual seleção. No entanto, o INSS também solicita o aval para a convocação de excedentes.
A nota técnica, que conta com tal solicitação, foi elaborada e encaminhada para o Ministério da Previdência Social, em abril deste ano.
Nela, é solicitado o adicional de 25%, que está previsto no Decreto Nº 9.739 e na Instrução Normativa Nº 2 de 2019. Se autorizada, a medida permitirá que mais 250 aprovados sejam convocados.
Segundo o INSS, 3.786 candidatos foram aprovados nas provas objetivas. No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.
Concurso INSS 2024 será solicitado (Foto: Victor Soares)
Fenasps diz que concurso INSS 2024 está previsto
O Instituto Nacional do Seguro Social prevê a realização de um novo concurso INSS em 2024. A informação foi dada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), no último dia 9.
Como informado pela categoria após reunião do comitê permanente do INSS sobre processos de trabalho, a autarquia prepara, além do chamamento dos aprovados no cadastro de reserva do concurso atual, um novo edital para o próximo ano.
"Foi informado que o INSS solicitou a convocação de um adicional de 25% sobre o número de nomeados no atual concurso, ou seja, mais 250 servidores. Além disso, também será solicitada a convocação dos excedentes classificados no último certame. A gestão informou ainda que está prevista a realização de um novo concurso público para o INSS em 2024", disse a categoria.
Ainda segundo a Fenasps, a realização de concurso público é fundamental para o fortalecimento da carreira.