Pesquisa aponta crescimento na busca de emprego na internet. Veja vantagens!

Pesquisa da Catho indica aumento na busca em plataformas de empregos

Autor:
Publicado em:10/03/2020 às 12:09
Atualizado em:10/03/2020 às 12:09

Muita gente já saiu de casa com um envelope cheio de currículo para uma saga sem fim: entregá-lo na maior quantidade de empresas possíveis. No entanto, esse cenário tem mudado e a busca de emprego na internet tem crescido de forma considerável.

Uma Pesquisa dos Profissionais Brasileiros de 2019 realizada pela Catho indica que, atualmente, a busca de empregos através de plataformas digitai tem sido o método mais utilizado atualmente. Esse número é de quase 80% dos interessados.

A empresa entrevistou mais de 6,2 mil pessoas e constatou que 78% procuram empregos em site de vagas e não mais pelo método tradicional. A internet trouxe uma proximidade entre as empresas e os concorrentes

"A tecnologia é capaz de 'aprender' interesses de candidatos e recrutadores a partir de suas ações, buscas na internet, comportamentos e dados informados, ambas ferramentas facilitadoras para a contratação. A Catho é pioneira quando o assunto é busca por emprego na internet, utilizando em favor do profissional cada recurso tecnológico, seja via desktop ou mobile, O último, tem ganhado mais força ao longo dos últimos anos, promovendo uma busca na palma de mão: fácil, ágil e personalizada", ponderou gerente sênior da Catho, Tábitha Laurino.

(Foto: Pixabay)
Busca de empregos na internet cresce e ajuda a otimizar o tempo
(Foto: Pixabay)

 

Busca de emprego na internet diminui o custo financeiro

A busca de emprego na internet traz muitas vantagens para os candidatos às vagas. Uma delas é a economia financeira, que é comprovada com o tamanho do gasto que era feito anteriormente no modo mais tradicional.

De acordo com a Catho, as pessoas que buscam empregos indo até as empresas gastam, em média, cerca de R$300 por mês. O cálculo realizado pela empresa leva em conta vários fatores, como:

  • Transporte;
  • Alimentação;
  • Impressão de currículos;
  • Internet móvel

Dessa forma, o uso da internet e das plataformas digitais para a busca de empregos é fundamental e auxilia também a economizar, principalmente para quem está desempregado e precisando de uma renda extra, qualquer valor faz diferença.

Internet traz retorno mais rápido e otimização de tempo

Não é segredo para ninguém que a internet encurtou a distância entre as pessoas e trouxe mais rapidez em diversos fatores, principalmente na comunicação. Isso afetou entretenimento, compras online, estudos e, também, a busca por emprego.

Um dos maiores traumas e medos dos candidatos que entregavam seus currículos presencialmente era a falta de retorno, sem saber, muita das vezes, o que houve de errado. Com a internet, essa resposta pode ser feita muito mais rápida e com um acompanhamento virtual das etapas do processo seletivo.

Houve a otimização de tempo e recurso. Além disso, a agilidade, também, no ato da admissão, pois a entrega da documentação pode ser antecipada e feita apenas para comprovar as informações já preenchidas em uma ficha preliminar.

O âmbito digital, segundo a Catho, trouxe mais habilidade e otimizou o processo. A busca de emprego na internet deve crescer ainda mais, pois a efetividade tem sido uma garantia perceptível por recrutadores e concorrentes. Foi constatado que 53% já conseguiram agendamento por meio de site de empregos.

"Trabalhando palavras-chave específicas da área de atuação e, muitas das vezes presentes na descrição de vaga, aumentam-se as chances do "match" acontecer. Ao final, todos ganham, pois com menos tempo perdido e currículos mais aderentes às vagas, a chance de encontrar o candidato e o emprego ideal, são muito maiores", pontuou Laurino.