Plataforma da Coca-Cola oferece capacitação para microempreendedores
Coca-Cola Brasil lança plataforma digital de apoio a microempreendedores e ambulantes de alimentação. Confira os detalhes!
Autor:
Publicado em:02/02/2021 às 09:00
Atualizado em:02/02/2021 às 09:00
Para dar suporte aos pequenos empreendedores e os ambulantes de alimentos e bebidas, a Coca-Cola Brasil lança a plataforma: "Crescendo Juntos Microempreendedores". É a maior ferramenta de relacionamento, parceria e fidelização do Brasil voltada para microempreendedores de alimentação.
A agência Digi, uma das mais influentes de Incentivo e Relacionamento do mercado, é responsável, em conjunto com a Coca-Cola Brasil, pelo desenvolvimento e gestão operacional do programa.
A plataforma disponibiliza benefícios exclusivos da companhia de bebidas e cursos de capacitação e profissionalização desenvolvidos pelas entidades-parceiras como Sebrae e Aliança Empreendedora.
O objetivo é cadastrar os microempreendedores e ambulantes que vendem produtos do portfólio Coca-Cola Brasil nas ruas, barraquinhas, trailers, carrinhos, nas suas comunidades, entre outros, e oferecer o resgate de prêmios e treinamentos.
O número de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil aumentou 10,2% no primeiro semestre de 2020. Foram cerca de 1 milhão de novos cadastros, de acordo com dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal.
Para driblar o desemprego ou tentar aumento de renda durante a pandemia, o quantitativo de vendedores ambulantes e microempreendedores na área de alimentação deu um salto.
A categoria que mais cresceu durante a pandemia foi justamente a de fornecimento de alimentos, que avançou 10,4% entre março e junho, segundo levantamento feito pela ferramenta Easymei.
Como acessar o programa ‘Crescendo Juntos Microempreendedores’?
Para acessar o programa, é preciso baixar o aplicativo (disponível gratuitamente na Apple Store ou Google Store para celulares com IOS ou Android), cadastrar a nota fiscal dos produtos Coca-Cola Brasil comprados nas lojas e canais participantes.
Depois, juntar pontos e trocar por prêmios exclusivos da marca, como guarda-sóis, bonés, tênis, geladeirinhas de isopor, mesas e cadeiras etc.
Os participantes têm acesso digital aos conteúdos, dicas e treinamentos exclusivos para vender mais e desenvolver o negócio; às soluções para abrir uma loja online e aumentar as vendas de forma simples e rápida; e a microcrédito e parcerias para turbinar o negócio.
O programa Crescendo Juntos já firmou parceria com o Atacadão, maior rede atacadista do país, com mais de 200 unidades em todo Brasil.
Os benefícios valem para compras de produtos de todo portfólio da Coca-Cola Brasil (refrigerantes Coca-Cola, Fanta, Sprite; água Crystal; sucos Del Valle; e chá Matte Leão), que geram pontos que podem ser resgatados no app.
Até o final de abril, a estimativa da Coca-Cola Brasil é mobilizar cerca de 110 mil microempreendedores e ambulantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Ainda este ano, o propósito é que o programa seja expandido para até 15 estados do Brasil.
Para apoio nas ações de mobilização, diálogo e engajamento, a iniciativa estabeleceu parcerias com duas associações de microempreendedores: a ABAM (Associação Nacional de Baianas do Acarajé, de Salvador); e a Acor-SP (Associação de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo).
Marina Morato, diretora de Business Strategy da Digi, ressalta que o time da agência levou seis meses para desenvolver o programa para a multinacional de bebidas.
"O programa, que tem uma preocupação social relevante, trabalha em dois pilares: o de capacitação e profissionalização dos microempreendedores, ambulantes e vendedores autônomos por meio de parcerias com instituições, como Sebrae e Aliança Empreendedora; e suporte com infraestrutura e materiais para potencializar suas vendas, através de fidelização, com resgates de materiais funcionais da marca e oferta de benefícios e prêmios. O slogan do programa é 'Dê um gás no seu negócio com a Coca-Cola", explica Marina.
Por sua vez, Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, aponta que hoje a empresa já atende e distribui para mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil.
Porém, há milhões de microempreendedores de alimentação com quem a Coca-Cola ainda não de relaciona diretamente.
“São pessoas batalhadoras que foram muito impactadas pelos efeitos da pandemia ou iniciaram pequenos negócios em função do desemprego e empreendem para garantir o sustento de suas famílias. O que queremos com esta iniciativa é nos aproximar, apoiar e contribuir da forma mais relevante e com os melhores parceiros e soluções possíveis. Queremos crescer juntos", finaliza Brito.