Plataforma oferece dicas para trabalho remoto durante quarentena
O site do Governo Federal também tem cursos de capacitação
Autor:
Publicado em:31/03/2020 às 14:00
Atualizado em:31/03/2020 às 14:00
Mesmo com as medidas de isolamento social, como estratégia de prevenção ao Coronavírus, muitas pessoas ainda continuam a trabalhar de casa. Para ajudar a população na manutenção de suas atividades, o Governo Federal lançou a plataforma Todos por Todos.
Nela, empresas, entidades e associações, além dos órgãos públicos, podem oferecer serviços e produtos gratuitos ou em caráter de emergência. O objetivo da página é concentrar em uma única rede serviços voltados aos cidadãos atingidos pela pandemia de Coronavírus. A ferramenta está disponível para enfermos, familiares ou comunidades com algum tipo de necessidade específica.
Para os profissionais que estão trabalhando em home office, por exemplo, o site conta com dicas de serviços de internet mais acessíveis e ferramentas de trabalho remoto. Além de cursos de capacitação à distância.
Para quem aderiu ao trabalho remoto, há uma lista de ferramentas que podem facilitar a organização do trabalho e a comunicação com os colegas e explicações sobre como usar cada uma.
Plataforma pretende ajudar na redução dos impactos negativos da pandemia
Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, a gravidade do Coronavírus exigiu por parte do governo medidas ágeis e eficientes:
"Buscamos formas de aproximar todos aqueles que possam oferecer produtos e serviços a quem mais precisa neste momento. O mundo digital garante formas seguras de nos aproximarmos hoje. As restrições impostas pelo Coronavírus abrem espaço para canais como este, de ajuda e solidariedade a toda população brasileira", ressalta Monteiro.
A plataforma tem como objetivo reduzir ao máximo os impactos negativos, sejam sociais ou econômicos, causados pelo Coronavírus. Também são oferecidas opções de entretenimento em casa e informações atualizadas em tempo real sobre a pandemia – todos os serviços são dos próprios órgãos do Governo Federal.
Além dos órgãos do setor público, na nova plataforma, associações, empresas e entidades também podem oferecer gratuitamente ou liberar emergencialmente produtos e serviços. Para isso, as empresas devem preencher um formulário com suas propostas.
De acordo com o Ministério da Economia, a plataforma também é um espaço para que a população possa conhecer e utilizar os 1,8 mil serviços digitais do governo existentes no país.
Ao todo, 54% dos serviços já estão transformados em digitais e podem ser solicitados de casa, sem a necessidade de deslocamentos aos órgãos públicos, como aposentadoria por tempo de contribuição, a carteira de trabalho digital e a carteira digital de trânsito.