Por causa do Coronavírus, efetivação do Fies é prorrogada por 30 dias

Publicação foi feita no Diário Oficial da União desta segunda, 23

Autor:
Publicado em:23/03/2020 às 14:00
Atualizado em:23/03/2020 às 14:00

Nesta segunda-feira, 23, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou por 30 dias o prazo para validação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Também foi prorrogado, pelo mesmo período, o prazo para a formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro. A medida foi divulgada por meio do Diário Oficial da União.

Confira a publicação!

 

A validação do Fies é feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs). Além de validar as informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, essas comissões são responsáveis por dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

+ FGV, Harvard, Sebrae, Udemy e outras instituições oferecem cursos gratuitos

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do Fies deverá constituir uma CPSA, composta por cinco membros.

Os membros da comissão são divididos em dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um do corpo docente da instituição de ensino.

 

Fies 2020
Fies: prazo de validação e formalização é prorrogado
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

Entenda como funciona o novo Fies

O Fies é um programa que financia cursos superior em universidade privadas para estudantes de baixa renda. A previsão é de que, somente no ano de 2020, sejam ofertadas mais de 100 mil vagas.

Para participar, além de se enquadrar no perfil socioeconômico, o estudante precisa ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, ter obtido pelo menos 450 pontos de nota média e não ter zerado a redação.

As inscrições são realizadas no site do programa. O modelo atual do Fies contempla duas modalidades de financiamento que variam conforme a renda familiar do candidato.

A primeira é a oferta de vagas a juros zero, destinada a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. A outra modalidade, denominada P-Fies, é para estudantes com renda per capita de até cinco salários mínimos.

Nesse segundo caso, as condições do financiamento são negociadas com algum agente financeiro que fica responsável pelo contrato.

+ Coronavírus: como aproveitar a quarentena para se qualificar de casa?

Home Office: 9 dicas para ser produtivo

Para manter suas atividades e, ao mesmo tempo garantir a segurança e bem estar dos funcionários em meio a pandemia de Coronavírus, muitas empresas têm aderido ao Home Office. Mas como manter a produtividade trabalhando de casa?

Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma de recrutamento digital, listou algumas dicas sobre o assunto. Para ele, esse sistema apresenta aspectos positivos para a empresa e funcionários.

"A internet hoje é uma ferramenta que veio para facilitar o fluxo de trabalho e a qualidade dele. Já existem estudos que comprovam a eficácia do home office. Quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe. Para o colaborador, pode significar menos estresse e maior disposição", destaca.

+ Confira as dicas