Por Coronavírus, concurso MPU deve sair no final do ano, diz SindMPU

Os preparativos para o novo concurso MPU podem ser prorrogados em meio as estratégias de contenção ao Coronavírus (Covid-19).

Autor:
Publicado em:19/03/2020 às 13:35
Atualizado em:19/03/2020 às 13:35

Em função do Coronavírus (Covid-19), o Ministério Público da União pode prorrogar os preparativos do novo concurso MPU. O edital deve ser publicado apenas no final de ano, de acordo com diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael.

Em seu canal no Youtube, Gael explicou que o cronograma da seleção deve ser revisto diante da orientação dos órgãos públicos de evitar aglomerações. Mais de 50 provas de concursos em todo país já foram adiadas ou suspensas em função da Covid-19.

Isso porque, as aplicações dos exames reúnem diversos candidatos em uma mesma sala, sem que a distância entre eles seja segura. Assim, o diretor executivo do SindMPU acredita que o edital do novo concurso, previsto para agosto ou setembro, seja divulgado apenas ao final de 2020.  

“É óbvio que o surto de Coronavírus vai afetar o cronograma do concurso MPU. Deve ter um atraso em todo o seu planejamento. O edital que estávamos prevendo para o início do segundo semestre deve sair mais para o final do ano”, explica.

Adriel Gael ainda aproveitou para recomendar que as pessoas usem o período de quarentena para colocar os estudos em dia. O Ministério da Saúde pede para que as pessoas fiquem em casa, sempre que possível, para impedir o avanço da contaminação pelo vírus.

MPU tem preparativos iniciados para novo concurso público 
em 2020 (Foto: Bruna Somma)

 

FOLHA DIRIGIDA procurou à Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República para confirmar tais prazos de divulgação do novo edital. Em nota enviada nesta quinta-feira, 19, o setor diz que “não há prazo para realização do certame”.

Anteriormente as medidas de combate ao Coronavírus no país, no dia 9 de março, a Assessoria tinha respondido à reportagem que “o concurso é objeto de tratativas internas e que há, sim, um esforço para a realização de processo seletivo em 2020 para repor vagas em aberto”.

+ Quer ser aprovado no concurso MPU 2020? Saiba como!


Concurso MPU: próximo passo é a formação da comissão

A próxima etapa para abertura do concurso MPU é a formação da comissão organizadora, responsável pelos preparativos até a publicação do edital. O que inclui a escolha e contratação da banca.

O número de vagas e os cargos ainda não foram informados. A seleção tem como objetivo suprir a carência de servidores de órgão, sobretudo as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.

O órgão já registra 2.011 cargos em aberto de técnicos e analistas, conforme dados do Portal da Transparência. Esse quantitativo considera o déficit nos quatro ramos que compõem o MPU. Isto é, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Além do Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A princípio, a exceção é para os cargos de técnico de administração e analista em Direito. Isso porque foram ofertados na seleção de 2018 e ainda tem resultado final válido. 

Resumo Concurso MPU 2020: 

  • Órgão: Ministério Público da União 
  • Vagas: não reveladas 
  • Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar 
  • Banca: a definir 
  • Publicação do edital: prevista para este ano 
  • Link para editais anteriores 


Nenhum cargo deve ser descartado do concurso, diz Sindicato

Segundo o diretor executivo do SindMPU, Adriel Gael, “nenhum dos cargos que existe hoje na estrutura do Ministério Público da União pode ser descartado do concurso MPU 2020”. Esse foi o argumento defendido em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, no dia 3 de fevereiro. 

Por ter concurso em validade para técnico de administração e analista em Direito, a tendência é que a instituição não inclua esses cargos no novo edital. O diretor do sindicato, entretanto, aponta uma chance para que eles também sejam contemplados: as nomeações devem ser feitas depois do término da validade da seleção de 2018. 

“Nada impede que a administração oferte aqueles mesmos cargos. A gente sabe que tem um concurso válido, de dois anos. Se ele for prorrogado por mais dois anos, a administração ofertando novamente esses cargos, só poderia nomear os servidores desse novo concurso após finalizado o prazo de validade do outro”, explica Adriel Gael. 

O Ministério Público da União realizou, há quase dois anos, o último concurso para efetivos do MPU. O edital trouxe a oferta foi de 47 vagas para técnico de administração e analista em Direito. 

Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, somente os inscritos a analista em Direito também realizaram avaliação discursiva.