UFRJ abre 45 vagas de pós em Farmocologia e Química Medicinal

Inscrições abertas até 23 de junho

Autor:
Publicado em:11/06/2020 às 13:30
Atualizado em:11/06/2020 às 13:30

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou um novo edital de seleção ao curso de mestrado e doutorado para as turmas de 2020.2. As inscrições já estão abertas.

O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e os documentos na íntegra já estão disponíveis para consulta no site do programa da universidade.

Por ano, a universidade costuma disponibilizar 20 vagas para cada modalidade, sendo 20% destinadas ao ingresso por meio da modalidade de reserva de vagas para candidatos negros, pardos ou indígenas. 

No entanto, o edital de 2020 trouxe uma oferta maior para o curso de mestrado, sendo:

  • 20 vagas para o curso de doutorado; e
  • 25 vagas para o curso de mestrado.

 

De acordo com o edital de abertura, o curso de doutorado tem duração de 48 meses, distribuídos em oito semestres letivos. Já o curso de mestrado terá 24 meses de duração, divididos em quatro semestres letivo.

 

(Foto: Divulgação)
UFRJ abre 45 vagas para mestrado e doutorado em Farmacologia e
Química Medicinal (Foto: Divulgação)

 

UFRJ recebe inscrições até 23 de junho

As inscrições para o programa de pós da UFRJ começou na última segunda-feira, 8, e ficará disponível até o dia 23 de junho. Os cadastros são feitos online.

A universidade comunica que somente serão considerados inscritos e aptos à participação do processo de seleção aqueles que apresentarem a documentação exigida no edital. A inscrição é gratuita e, portanto, não exige nenhuma taxa.

Além disso, a UFRJ já comunicou que, em virtude da pandemia do Coronavírus, a entrega de toda a documentação comprobatória para participação está sendo feita de forma remota.

O envio dos documentos, em formato PDF, deve ser feito para o e-mail da secretaria com cópia para o email da coordenação da Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal, do Instituto de Ciências Biomédicas, sendo: posgradpfqm@gmail.com e icbppgfqm@gmail.com, respectivamente.

Botão com link para newsletter

A documentação obrigatória é composta por:

  • Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
  • Uma foto 3x4 recente, do candidato;
  • Histórico escolar oficial (e assinado pela coordenação) de graduação do candidato;
  • Histórico escolar oficial (e assinado pela coordenação) de mestrado do candidato;
  • Diploma de graduação;
  • Diploma de mestrado;
  • Certidão de nascimento do candidato;
  • Certidão de casamento do candidato (somente para mulheres);
  • Documento de identidade do candidato (frente e verso na mesma página);
  • CPF do candidato (frente e verso na mesma página);
  • Título de eleitor do candidato (frente e verso na mesma página);
  • Certificado de Reservista Militar do candidato (apenas para homens) (frente e verso na mesma página);
  • Um CD contendo em PDF os seguintes arquivos:
    - Carta (assinada) de aceitação do(s) orientador(es) credenciado(s) no Programa, indicando o nome do candidato e o título do projeto a ser desenvolvido pelo candidato;
    - Currículo Lattes do orientador;
    - Currículo Lattes do candidato;
    - Caso haja artigo científico submetido, aceito para publicação ou já publicado, anexar uma cópia comprobatória (primeira página do artigo, ou cópia da carta de aceitação ou recibo de submissão, caso o artigo ainda não tenha sido publicado).

 

UFRJ realizará primeira etapa ainda em junho

O processo de seleção será feito de acordo com o modo de inscrição: pedido de credenciamento de docentes ou por inscrição do candidato. O primeiro, terminará o prazo nesta quinta-feira, 11, às 17h.

A avaliação dos candidatos será composta por: prova de conhecimentos específicos, avaliação do projeto e do currículo do candidato pela banca avaliadora e prova de proficiência na língua inglesa, no caso do mestrado.

+ Santander anuncia certificações gratuitas em Tecnologia

No doutorado, haverá apenas prova de proficiência na língua inglesa e avaliação do projeto e do currículo do candidato pela banca avaliadora.

A aplicação da prova de Conhecimentos Específicos está prevista para 29 de junho, em ambos os turnos. Já a primeira avaliação do doutorado está agendada para o dia 25 de junho. O cronograma completo consta nos editais de abertura.