Prefeito de São Paulo veda provas de concurso para conter Coronavírus

Entre as ações de combate ao Coronavírus, o prefeito de São Paulo proíbe a realização de provas de concursos públicos.

Autor:
Publicado em:17/03/2020 às 09:45
Atualizado em:17/03/2020 às 09:45

A Prefeitura de São Paulo declarou situação de emergência a partir desta terça-feira, 17, por meio do Decreto nº 59.283, devido ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19) na cidade. O documento, assinado pelo prefeito Bruno Covas, foi divulgado no Diário Oficial e ficará em vigor sem tempo determinado.

Entre as medidas, está a proibição da realização de provas de concurso público da administração direta, autarquias e fundação. O decreto, porém, não veda a publicação de novos editais e abertura de seleções.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo tem provas do concurso TCM SP marcadas para abril. A princípio, a banca manteve a data de aplicação. No dia 19 de abril serão aplicados os exames para nível superior. Já no dia 26 de abril, será a vez dos concorrentes de nível médio.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o tribunal e a Fundação Vunesp, banca organizadora, para questionar se as provas serão adiadas. Até o momento, os órgãos não responderam a demanda. 

O decreto ainda determina que os órgãos da prefeitura com unidades de atendimento ao público deverão avaliar a possibilidade de suspender, reduzir ou alterar seus serviços. De forma a diminuir o fluxo e aglomeração de pessoas nos locais de atendimento.

Prefeitura de São Paulo adota medidas de contenção ao novo
Coronavírus (Foto: Divulgação)

 

A jornada de trabalho dos servidores também poderá ser reorganizada. Quem regressou ao Brasil vindo de países não endêmicos recentemente deverá trabalhar em regime home office por sete dias.

Enquanto o servidor que veio de regiões endêmicas pelo Coronavírus poderá permanecer em regime remoto por 14 dias. Também adotarão essa forma de trabalho os profissionais com mais de 60 anos, servidores gestantes e lactantes ou que estejam no grupo de risco.

As unidades da prefeitura ainda deverão adiar as reuniões, sessões e audiências que possam ser postergadas, ou realizá-las, caso possível, por meio remoto. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já tem mais de 200 casos confirmados de Coronavírus.

Nesta terça-feira, 17, o Estado de São Paulo registrou caso fatal de pessoa infectada pela Covid-19. A morte foi de homem com 62 anos, que estava internado em um hospital particular. Ele tinha histórico de diabetes e hipertensão, assim como uma hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Concurso TCM SP é para auxiliar e agente de fiscalização

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo recebe inscrições em novo concurso, pelo site da Fundação Vunesp, banca organizadora. A oferta é de 12 vagas efetivas para os cargos de auxiliar técnico de fiscalização (nível médio) e agente de fiscalização (nível superior).

Para o nível médio completo, são oito vagas de auxiliar técnico na especialidade suporte administrativo. Há outras duas chances para área de técnico de informática, que exige curso técnico e experiência mínima de três anos como desenvolvedor, programador ou codificador. A remuneração é de R$10.317,32.

Enquanto no nível superior, as oportunidades são para agente de fiscalização. Para se candidatar é preciso ter a graduação completa na área de interesse e registro no conselho ou experiência mínima de três anos (no caso de TI).

As únicas duas vagas imediatas serão na área de Ciências Atuariais. Veja todas as especialidades a seguir:

  • Administração;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências Jurídicas;
  • Economia;
  • Engenharia Civil; e
  • Tecnologia da Informação.
     

O salário de todas as áreas será de R$18.829,53. Os candidatos ao concurso TCM SP 2020 serão submetidos a provas escritas, com caráter eliminatório e classificatório. Os exames serão realizados nos dias 19 de abril para os concorrentes a agente e 26 de abril para auxiliar de nível médio.

As disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados. Para ser aprovado na etapa será necessário ter aproveitamento mínimo de 50% em cada módulo.