Prefeitura de Maricá retoma concurso para a Guarda Municipal

Decisão foi divulgada por uma nota oficial que traz uma série de novas resoluções sobre o concurso.

Autor:
Publicado em:19/06/2020 às 15:30
Atualizado em:19/06/2020 às 15:30

A Prefeitura do Município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, resolveu retomar o concurso Guarda de Maricá RJ para a contratação de 200 novos agentes. A seleção encontrava-se suspensa devido à pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19).

[tag_teads]

A decisão da Prefeitura foi divulgada por meio da Comissão do Concurso da Guarda Municipal e da Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (COSEAC), que emitiram uma nota oficial nesta quinta-feira, 18 de junho.

O documento trouxe também novas resoluções para o edital do concurso Maricá. Dentre as principais mudanças está a transferência do Curso de Formação Profissional (CFP) para o período do Estágio Probatório do candidato nomeado. 

O curso destina-se à preparação técnica necessária para que os selecionados desempenhem de maneira regular as atribuições do cargo.
 

Prefeitura de Maricá retoma concurso para a Guarda Municipal (Foto: Clarildo Menezes)
Prefeitura de Maricá retoma concurso para a Guarda Municipal
(Foto: Clarildo Menezes)


Outra alteração importante é que agora a fase de investigação social acontecerá após a homologação do concurso e antes da nomeação dos candidatos. E o processo de heteroidentificação, para os candidatos autodeclarados negros no ato de inscrição, será feito virtualmente. Todos os concorrentes aptos receberão instruções por e-mail.

A lista completa com todas as resoluções pode ser acessada por meio da nota oficial completa, clicando no botão abaixo:


Prefeitura ofertou 200 vagas para agentes de ambos os sexos

O concurso da Guarda de Maricá, promovido pela Prefeitura de Maricá, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, oferta 200 vagas para a carreira de guarda civil municipal.

Do total de oportunidades, 150 são de ampla concorrência e 50 para candidatos do regime de cotas: 40 para negros (pretos ou pardos) e dez para pessoas com deficiência.

Puderam concorrer homens e mulheres com nível médio completo. Era preciso também ter entre 18 anos e 35 anos até o primeiro dia do período de inscrição e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B.

Os selecionados terão salário inicial de R$2.449,13, composto pelo vencimento de R$1.749,38 e 40% de acréscimo de periculosidade. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana. 
 


Confira como foram as provas do concurso da Guarda de Maricá

O concurso da Guarda de Maricá-RJ é composto por diversas fases: prova objetiva, teste físico, exame psicotécnico e médico, além de investigação social e um curso de formação. A primeira fase, o exame de múltipla escolha, teve caráter eliminatório e classificatório, e foi realizado em de dezembro de 2019.

Os inscritos tiveram até quatro horas para responder a 50 questões de Língua Portuguesa (10 questões); Raciocínio Lógico e Noções de Informática (10 questões); e de Conhecimentos Específicos (30 questões).

Na parte específica as matérias foram de Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Legislação Específica.

Ficam eliminados os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer uma das disciplinas e aqueles cuja pontuação for inferior a 50%, em uma escala de avaliação que vai de zero a 100.