Presidente confirma estudos para novo concurso Cagepa em 2020
O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Marcos Vinícius, confirmou os estudos para um novo Concurso Cagepa em 2020.
Autor:
Publicado em:13/12/2019 às 07:26
Atualizado em:13/12/2019 às 07:26
O Estado da Paraíba pode ter uma nova seleção pública já no próximo ano. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, na última quinta-feira, 12, o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius, confirmou os estudos para um novo concurso Cagepa em 2020.
Segundo ele, atualmente a companhia realiza um processo de reestruturação, no sentido de dar mais agilidade, otimizando a questão de pessoal. Desta forma, um novo concurso Cagepa deve ocorrer no próximo ano.
"Nosso quadro de advogados e de engenheiros precisa ser reposto. A gente pretende sim fazer esse estudo. Acredito que no começo do ano a gente tenha novidades, (com concurso) basicamente em cargos técnicos", disse o presidente.
O último concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba foi realizado em 2008. Desde então, o presidente confirma que vários profissionais pediram suas aposentadorias. Já outros pediram a exoneração e assumiram vagas em outras instituições.
Saiba como foi o último concurso Cagepa
O último concurso Cagepa ocorreu em 2008. Na época, foram oferecidas 3.581 vagas, sendo 405 para provimento imediato e 3.176 para a formação de um cadastro de reserva. As oportunidades foram para diversas carreiras, sendo elas:
Nível fundamental: agente administrativo; agente de manutenção; auxiliar de almoxarifado; auxiliar de laboratório; auxiliar de manutenção geral; auxiliar de serviços gerais; contínuo; leiturista; marceneiro; motorista; operador de equipamento; pedreiro; serralheiro; soldador; e torneiro mecânico.
Nível médio: agente operacional; almoxarife; analista comercial; atendente comercial; auxiliar de contabilidade; cadastrador; inspetor de instalações prediais; laboratorista; oficial administrativo; e telefonista.
Nível médio técnico: administrativo; em contabilidade; em edificações; em eletrônica; em eletrotécnica; em geoprocessamento; em informática; em mecânica; em saneamento; segurança do trabalho; e em geoprocessamento.
Nível superior: administrador; advogado; analista de sistemas; analista de suporte; assistente social; biólogo; contador; economista; engenheiro (diversas áreas); geólogo; e químico.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, com 40 ou 50 questões, dependendo do cargo. O exame teve perguntas conforme a carreira escolhida, incluindo disciplinas como: Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Alguns cargos ainda contaram com Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação curricular. O concurso Cagepa ficou válido por dois anos, cabendo prorrogação por igual período. Os aprovados receberam salários entre o mínimo da época e até R$3.527,50.