2ª fase OAB: 'vamos anunciar na hora que estiver possível', diz presidente
Durante uma transmissão ao vivo em seu Instagram, Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, falou sobre a 2ª fase o Exame da Ordem 2020.
Autor:
Publicado em:07/08/2020 às 09:35
Atualizado em:07/08/2020 às 09:35
A segunda fase do Exame da Ordem segue sem confirmações. Adiada quatro vezes, o último anuncio feito pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil estipulou uma possível data: 4 de outubro.
Segundo Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, o anúncio da segunda fase só será feito quando "estiver possível" ou caso haja uma vacina. A declaração foi feita durante uma live em seu Instagram nesta quinta-feira, 7.
O presidente não confirmou se haverá um novo adiamento da prova, mas questionou sobre a possibilidade de se realizar um exame a
nível nacional em meio a uma pandemia. Segundo ele, a prova mobiliza milhares de pessoas.
Ele ainda disse que entende o drama daqueles que aguardam a segunda fase, mas garantiu que vai anunciar com antecedência informações de sobre como será realizada a segunda fase.
"Como é que nós vamos realizar um prova em 165 cidades do Brasil? Uma prova que mobiliza milhares de pessoas. Eu sei do drama, todos nós estamos vivendo um drama. Claro que me angustia a falta de perspectiva dessa juventude, dos nossos futuros colegas, mas nós vamos anunciar na hora que estiver possível, se tiver a vacina... nós vamos anunciar com antecedência (como tem sido feito) como será essa segunda fase", disse durante a transmissão.
Como funciona a 2ª fase do Exame OAB?
A prova de 2ª fase do Exame de Ordem é conhecida, também, como prova prático-profissional e tem caráter eliminatório. Ele é composta por duas etapas, sendo quatro questões discursivas e uma peça profissional.
A primeira parte é uma redação, com quatro questões discursivas, enquanto que na peça profissional os candidatos deverão formular um texto com base em um tema da área jurídica que será de opção do examinando, bem como do seu correspondente direito processual.