Professor ensina como estudar Português para o concurso TJ RJ 2020

Saiba como estudar Português para o concurso TJ RJ 2020, que tem provas objetivas previstas para junho.

Autor:
Publicado em:22/02/2020 às 05:00
Atualizado em:22/02/2020 às 05:00

As provas objetivas do concurso TJ RJ – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – estão previstas para o dia 7 de junho, o que dá aos candidatos pouco mais de 3 meses para se prepararem.

Para ajudar, FOLHA DIRIGIDA preparou um especial de estudos pré-edital. Abrindo a série, o professor Pedro Henrique ensina como estudar para a disciplina de Português.

Curso de Português do básico ao avançado: clique aqui!


 Saiba tudo sobre como estudar Português para o concurso TJ RJ 2020:

Referências de estudo
Como estudar no carnaval
Principais tópicos da disciplina
Ciclo de estudos ideal
Resumo do concurso TJ RJ

Professor indica outro Tribunal como referência de estudos

O conteúdo programático exato da prova de Português do TJ RJ será divulgado somente no edital, que pode sair no próximo dia 28 de fevereiro. Uma referência de estudo de muitos candidatos tem sido as provas da seleção anterior, organizada pela FGV.

Aplicadas há cerca de seis anos, as provas compreenderam 100 questões, sendo destas 30 de Língua Portuguesa. Foi aprovado quem acertou metade da prova e 40% das questões de cada grupo de disciplinas.

Porém, o professor Pedro Henrique acredita que atualmente o edital do concurso TCE RJ é a melhor referência de estudos. Além de ser também um Tribunal do Rio, o programa é mais recente e a banca organizadora é a mesma: Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

No exame do Tribunal de Contas, a prova objetiva – marcada para 25 de abril – será dividida em duas partes: Conhecimentos Básicos (P1) e Conhecimentos Específicos (P2), cada uma com 100 questões, totalizando 200.

A disciplina de Português vai compor a P1, junto com Administração Pública, Análise de Dados e Informações, Auditoria Governamental, Controle Externo, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Confira o programa de Língua Portuguesa no edital do TCE RJ

O número de questões que serão cobradas em cada matéria do grupo não foi discriminado. Mas, para ser aprovado no exame, os candidatos deverão obter, pelo menos, 20 pontos na P1. Além de 30 na P2 e 60 no conjunto das provas.

Vale lembrar que as provas do Cespe seguem um modelo específico de avaliação. Os candidatos devem julgar os itens em 'certo' ou 'errado'. Cada acerto soma 1 ponto e cada erro resulta em menos 1 (um ponto negativo).

► Confira: acesso a mais de 650 mil questões e simulados inéditos para concursos!

Como estudar para o concurso TJ RJ no Carnaval

A chegada do edital do concurso TJ RJ, logo após o recesso de Carnaval, vai deixar muita gente ansiosa nos próximos dias. Neste cenário, descansar é preciso, mas esses dias livres também podem ser aproveitados para colocar o estudo em dia. 

Com um bom planejamento e equilíbrio, o candidato pode fechar boa parte dos tópicos antes do edital e já ficar preparado. 

“Sem dúvida, o candidato que conseguir aproveitar o tempo do Carnaval para avançar nos estudos, principalmente tentando finalizar a parte teórica, terá uma vantagem em relação aos outros, quando o edital sair.”

O professor Pedro Henrique também apoia a ideia de aproveitar essa chance para aqueles que já estão estudando há mais tempo fazerem revisão.

“Meu aluno, o Carnaval pode ser uma excelente chance para você revisar todo o conteúdo já estudado e verificar quais são seus pontos mais fracos nas disciplinas.”

Aliás, esse é um excelente ponto! Descobrir quais assuntos de Língua Portuguesa está precisando de reforço. Assim, é possível direcionar os estudos após a publicação do edital, com base no programa oficial e norteado pela aptidão pessoal em cada tópico.

Por exemplo, se durante o carnaval você fizer simulados e perceber que está errando muitas questões de pontuação. Caso esse tópico esteja presente no programa do edital, ele deverá estar no grupo de prioridades de estudo.

O professor também alerta: as provas de concursos estão exigindo cada vez mais conteúdo. Sendo assim, o quanto antes o candidato iniciar seus estudos, mais chance terá de conseguir estudar todos os tópicos do edital.

Preparação para o concurso TJ RJ


Quais os principais tópicos para estudar em Língua Portuguesa

Questionado se o conteúdo de Língua Portuguesa cobrado pelo Cebraspe possui alguma característica específica, o professor Pedro Henrique confirma. De acordo com ele, a banca gosta de trabalhar muito com textos e a gramática aplicada ao texto.

Ele alerta:

“Geralmente, são textos curtos, mas com muita informação nas entrelinhas.”

O professor avalia que o Cebraspe consegue explorar quase todos os tópicos do edital, mas a reescritura é o seu ponto alto. Por isso, pede que os candidatos estudem bastante as partes de:

pontuação;
conjunções; e
vozes verbais.

Isso não quer dizer deixar os demais tópicos do programa de lado. Como já mencionado, o melhor é conseguir fechar todo o conteúdo programático. Mas são assuntos que podem ser mais explorados, principalmente se o candidato tem alguma dificuldade nessas questões.

Entre os assuntos nos quais seus alunos costumam apresentar mais dificuldade, o professor destaca concordância, pontuação, crase, colocação pronominal e regência. A melhor maneira de aumentar o desempenho, de acordo com ele, é a resolução do maior número de questões sobre o assunto. 

Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro
Edital do concurso TJ-RJ deve ser divulgado ainda este mês
(Foto: Divulgação PGE-RJ)

Professor indica ciclo de estudo para o concurso TJ RJ

Para conseguir dar conta de toda a demanda de preparação, o professor Pedro Henrique indica que os candidatos organizem-se tendo em mente o equilíbrio entre esses quatro pilares do estudo:

  1. teoria
  2. questões por assunto
  3. provas completas
  4. simulados

Ou seja, o candidato escolhe um assunto específico do programa. Como, por exemplo, vozes verbais. Faz um apanhado da teoria sobre este tópico e depois resolve um grupo de questões relacionadas a ele.

Esse processo pode ser repetido com todos os temas do programa de Língua Portuguesa do concurso TJ RJ. Depois o candidato pode partir para a resolução de provas completas, o que é uma boa estratégia para identificar pontos fortes e fracos (quais assuntos tem mais ou menos facilidade).

E a resolução de simulado, ou seja, fazer as provas no mesmo modelo da banca, contabilizando tempo como se estivesse no dia da prova. Essa é uma forma essencial para se acostumar ao ritmo ideal para resolver as questões.

Aqui tem questões e simulados do concurso TJ RJ! ♦

Esses passos da preparação podem ser alternados e a duração do ciclo depende da disponibilidade de cada um. Há quem prefira estudar um tópico do programa por dia ou três tópicos por dia, por exemplo.

Mas a melhor dica para passar no concurso TJ RJ 2020 é, sem dúvida, estudar o máximo que puder.

“Estude que a vida muda. Haverá muitas batalhas até que você consiga a sua tão almejada aprovação, mas nada será fácil. Estude até passar!"

Resumo concurso TJ RJ 2020:

  • Órgão: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
  • Vagas: 160
  • Cargos: Técnico e analista judiciário
  • Remunerações: R$5.556,06 a R$9.972,05
  • Banca: Cebraspe
  • Publicação do edital: 28 de fevereiro
  • Provas: 7 de junho

Todas as notícias sobre o concurso TJ RJ 2020 aqui!