5 profissões que mais cresceram estão ligadas a serviços e tecnologia
Confira vagas abertas para esses setores durante a pandemia no país
Autor:
Publicado em:12/08/2020 às 12:00
Atualizado em:12/08/2020 às 12:00
A pandemia do novo Coronavírus e as medidas impostas para conter a disseminação do vírus provocaram muitas mudanças no dia a dia dos trabalhadores. Com o crescimento de demandas na prestação de serviços e tecnologia, esse impacto também foi refletido no mercado de trabalho, possibilitando novas contratações nesses setores.
Um levantamento divulgado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra que algumas profissões tiveram um grande crescimento de vagas devido à mudança comportamental do empreendedor e do consumidor. O estudo aponta os seguintes aumentos nas ofertas de vagas:
Desenvolvedor: 168,5%;
Entregador: 73,44%;
Ajudante geral: 28,81%;
Motoboy: 17,80%; e
Analista de marketing digital: 15,91%.
Para o presidente do BNE, Marcelo de Abreu, a pandemia moldou uma tendência para o mercado de trabalho e, durante esse período, muitos consumidores optaram por serviços de delivery, internet e e-commerce. Ou seja, são essas áreas que as empresas estão ampliando e, consequentemente, ofertando mais vagas.
Durante o período de pandemia, ainda é possível encontrar vagas nos setores que tiveram acréscimo de demandas como logística, comércio e tecnologia.
"Algumas mudanças de consumo talvez tenham vindo para ficar, os candidatos devem ficar atentos pois, talvez possa ser o momento de experimentar novas oportunidades no mercado de trabalho. Já as empresas precisam estar atentas para expandir o atendimento e considerar que agora terão novos consumidores", aconselha Abreu.
Para a função de desenvolvedor há chances nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Brasília, Araraquara SP, Palmas TO, Porto Alegre RS, Uberlândia MG, entre outras. A maior parte dos trabalhos é para contrato efetivo no regime home office.
O cargo de entregador disponibiliza vagas para o Rio de Janeiro, Goiânia GO, Londrina PR, Santa Maria RS, Marabá PA, Presidente Prudente SP, Balneário Camboriú SC, Porto Alegre RS, Belo Horizonte MG, São Paulo, entre outras.
Há chances para trabalhar com entregas realizadas em motos, carros e caminhões. A função exige Carteira Nacional de Habilitação e experiência.
O cargo de ajudante geral está disponível para contratos efetivos e temporários. Dentre as cidades que disponibilizam vagas estão: Petrópolis RJ, Lucas do Rio Verde MT, São Paulo, São Luís MA, Cajamar SP, Maceió AL, Cravinhos SP, entre outras.
Há oportunidades para Joinville SC, Florianópolis SC, Rio de Janeiro, Porto Alegre RS, Bauru SP, Campinas SP, Belo Horizonte MG, Curitiba PR, entre outras.
A maior parte das oportunidades é para trabalho home office. Os requisitos variam de acordo com a empresa, no entanto, os mais comuns são ensino superior completo, domínio das ferramentas de redes sociais (geração de campanhas, análises, ads), domínio do Google Analytics e domínio de e-mail marketing.
Sobre o Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos sendo um dos sites de currículos mais importantes do Brasil, o BNE facilita a interligação sem intermediários entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira eficiente.
O Banco Nacional dos Empregos pertence ao grupo Employer, uma organização de recursos humanos que conta com mais de 30 filiais pelo país. Hoje, o BNE tem mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente, oferecendo diversas novas oportunidades de trabalho.