Programa FlowTalents forma talentos em TI com chances de efetivação

Capacitação atende profissionais de fora do mercado de TI ou inexperientes

Autor:
Publicado em:03/08/2020 às 15:00
Atualizado em:03/08/2020 às 15:00

A pandemia do novo Coronavírus afetou diversos setores do mercado e deixou muitas pessoas sem emprego. Mas a crise também deu um gás em uma área que ainda carece de profissionais no Brasil: a de Tecnologia. 

Foi pensando nisso que foi criado o Programa FlowTalents da Viaflow, totalmente gratuito, que forma jovens sem experiência ou formação específica na área de TI, de acordo com a demanda das empresas em três pilares: comportamento, lógica e tecnologia.

Viaflow é uma consultoria de tecnologia especializada em automação de processos, integração de sistemas e outsourcing com forte atuação em capacitação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI). 

+ Novos Caminhos abre 24,7 mil vagas em cursos de qualificação EaD

O Programa  dura cerca de 15 meses, de forma intensiva, incluindo uma parte teórica e uma parte totalmente prática, durante a qual os alunos atuam nas empresas sob a supervisão da consultoria. 

Quatro turmas, com mais de mil pessoas inscritas e 10% selecionadas, já foram realizadas até agora. Desse grupo, aproximadamente metade dos alunos foram efetivados, em outras empresas ou na própria Viaflow. 

O programa é totalmente gratuito e os participantes são remunerados. Já estão abertas as inscrições para a quinta turma, pelo site da Viaflow. A empresa realiza a formação de forma online de trabalhadores dos estados do RS e SP. 

Notícias Editoria de Empregos

Mercado de TI demanda 70 mil profissionais, mas só tem 46 mil formados

O mercado de tecnologia já estava em expansão, mas o processo foi intensificado com a pandemia. Isso porque o distanciamento social e o home office exigiram das empresas novas medidas para atender à demandas a distância, dos mais diversos tipos. 

Com isso, a área de Tecnologia ganhou força no que diz respeito à vagas de emprego. Apesar das altas taxas de desemprego em outros setores, o mercado de TI continua a apresentar um déficit significativo de mão de obra especializada. 

Segundo dados da Brasscom, até 2024, o mercado brasileiro de TI terá em aberto 240 mil vagas. A entidade estima que a demanda ao ano seja de cerca de 70 mil profissionais, mas com apenas 46 mil formandos na área. 

Em crescimento, PMEs de tecnologia abrem vagas no Sul e Sudeste

Com o programa da Viaflow, as empresas podem suprir essa demanda, encontrar os profissionais adequados e de forma mais customizada e rápida, como explica Graziele Rossato, CEO da Viaflow.

"O programa alinha de forma mais rápida, customizada e prática a demanda das empresas por profissionais talentosos e preparados e a necessidade de colocação profissional por parte de jovens, muitos deles com pouca formação. O conteúdo personalizado permite também que as empresas supram a demanda por conhecimentos em tecnologias emergentes específicas, o que evita custos elevados na disputa por profissionais já colocados no mercado."

Dimed contratou novos profissionais por meio do programa

Uma empresa que também tem essa demanda é a Dimed, grupo empresarial que reúne a rede de farmácias Panvel e uma das maiores distribuidoras de medicamento do país e a fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos. 

O grupo tem agenda de transformação digital, que inclui o desenvolvimento de uma plataforma unificada própria no conceito omnichannel. Por isso, precisou de profissionais com capacidades em tecnologias inovadoras específicas. 

Para suprir essa demanda, a Dimed acessou o Programa FlowTalents. Foi formada uma turma, inicialmente com 10 alunos e com foco nas tecnologias elencadas pela empresa, mas passando também pelos conhecimentos base. Foram quatro meses de capacitação e treinamento na Viaflow. 

Dois participantes foram selecionados para seguir a uma nova fase, uma espécie de estágio na Dimed. Geovani Balestrin Scalcon, gerente de tecnologia da Dimed e supervisor dos participantes do programa, contou um pouco da experiência deles.

"Eles começaram por um trabalho mais burocrático, que é conferir as linhas de código de nossa nova plataforma tecnológica. (...) Quando essa tarefa estava começando a se tornar repetitiva, o inesperado aconteceu: perdemos para o mercado alguns colaboradores de áreas chave de uma hora para outra. Mas estávamos preparados, tínhamos esses profissionais em formação e foi possível fazer uma transação rápida e manter o andamento de nossos projetos."

 

Capacitação em TI
Empresas usam programa para encontrar profissionais de tecnologia
(Foto: Reprodução/ Pixabay)

Capacitação do FlowTalents é alternativa mais rápida para jovens talentos

Para a CEO da Viaflow, Graziele Rossato, "além de possuírem cursos mais longos, as faculdades acabam não conseguindo acompanhar a velocidade de transformação dos negócios e da tecnologia.”

E o Programa FlowTalents, ela explica, preenche esse espaço, abrindo novas oportunidades de carreira para jovens com muito potencial. 

“Trata-se de uma opção muito interessante para a empresa que busca talentos, para o profissional e até para a sociedade, que tem um novo apoio na formação de pessoas e geração de renda, ainda mais no momento que estamos vivendo."

Mateus Rodrigues foi um dos participantes alocados na Dimed. Ele disse que o FlowTalents proporcionou uma evolução que dificilmente conseguiria sozinho. 

“Hoje eu me sinto muito mais capacitado e muito mais confiante para participar de outros projetos independentemente do tamanho ou da complexidade. Foi uma oportunidade de trabalhar em projetos reais e me aprimorar cada vez mais profissionalmente e pessoalmente."

Bruno Santos, outro profissional também alocado na Dimed, conseguiu a oportunidade depois de 2 anos desempregado.

“O FlowTalents para mim representa a superação. E cada pessoa que pensa em mudar de área, mas tem medo de não dar certo, eu aconselho a arriscar. A vida é muito curta para ficar trabalhando em uma empresa que não te valoriza.”

Carregando...