Programa jovem aprendiz dos Correios inscreve até sexta, 29
São 4.462 vagas em todo o país
Autor:
Publicado em:26/05/2020 às 15:25
Atualizado em:26/05/2020 às 15:25
Termina na próxima sexta-feira, 29 de maio, o prazo para fazer inscrição no Programa Jovem Aprendiz Correios 2020. São 4.462 vagas em todo o país para estudantes cursando a partir do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5º série).
Desse total, 815 são reservadas para negros e pardos, e 660 para pessoas com deficiência (PcD). As oportunidades são para quem deseja ser jovem aprendiz de assistente administrativo e assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distância.
As vagas estão distribuídas por diversas regiões, incluindo Distrito Federal. Os municípios onde há mais concentração de vagas são os seguintes:
Os selecionados vão trabalhar 20 horas por semana com salário mínimo-hora no valor de R$490,83, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.
Saiba como fazer a inscrição no Programa
O interessados nas vagas de Jovem Aprendiz podem se inscrever pelo site dos Correios até o dia 29 de maio. Inicialmente o prazo seria encerrado em 30 de abril, mas foi prorrogado até esta sexta.
Para concorrer os requisitos são:
ter entre 14 e 22 anos de idade completos no ato da contratação;
estar cursando, pelo menos, o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série);
Ter matrícula e frequência escolar (caso não tenha concluído o nível médio);
Não ter contrato anterior como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem similar ao oferecido.
Será considerado um diferencial ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet.
Programa já tem mais de 280 mil inscrições
Segundo a última atualização, informada em abril, o programa de jovem aprendiz dos Correios já contava com cerca de 280 mil inscritos na época. Os candidatos serão classificados e selecionados por meio de um total de quatro etapas:
Inscrições, de caráter classificatório;
Comprovação de requisitos, com caráter eliminatório;
Exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório;
Contratação.
Após a contratação, o jovem aprendiz passa por um programa de aprendizagem, composto pelas fases teórica e prática. O curso pode ser realizado de forma presencial ou à distância.
Dependendo da modalidade, o candidato realiza as atividades dentro das instalações do Senai ou dos Correios; ou faz um módulo básico de 120 horas sequenciais no Senai. O programa de aprendizagem terá duração de um a dois anos, a critério da Administração Pública.