Programa Novos Caminhos oferece 3.300 novas vagas em cursos online
Interessados podem se inscrever até 21 de março para o ingresso em sete cursos distintos para área de Ciências Agrárias.
Autor:
Publicado em:17/03/2021 às 16:00
Atualizado em:17/03/2021 às 16:00
O Ministério da Educação, por meio do Programa Novos Caminhos, oferece 3.300 vagas para qualificação na área de Ciências Agrárias. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são gratuitos e na modalidade de educação à distância (EaD).
A oferta é para sete cursos oferecidos pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Confira a distribuição das mais de 3 mil oportunidades disponíveis:
Cursos de Aquicultor Produção Comercial de Peixes – Piscicultura: 600 vagas;
Curso de Aquicultor Produção Comercial de Peixes Ornamentais: 600 vagas;
Curso de Operador de Beneficiamento de Pescado: 400 vagas;
Curso para Agente de Gestão de Resíduos Sólidos: 500 vagas;
Curso para Horticultor Orgânico: 400 vagas;
Curso para Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Águas: 400 vagas;
Curso para Produtor de Derivados do Leite: 400 vagas.
Tais chances fazem parte das ações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC para ampliação das oportunidades de qualificação profissional à população brasileira. As cargas horárias dos cursos variam entre 160 a 240 horas.
As inscrições ficam abertas somente até domingo, 21 de março, pelo site do programa. Os interessados devem escolher um único curso para o preenchimento do formulário disponível.
Além disso, devem cumprir alguns pré-requisitos, dentre eles: ter, pelo menos 16 anos, não possuir matrículas ativas em outro curso financiado pelo Novos Caminhos e ter a escolaridade mínima requisitada para cada curso.
No dia 22 de março será publicado o resultado na página da UFRN, e logo após, os selecionados deverão confirmar sua matrícula e o interesse pelo curso até o dia 29 de março. A previsão para início das aulas é dia 5 de abril.
Essa oferta faz parte do Programa Novos Caminhos e recebeu um investimento de mais de R$ 1,1 milhão. A iniciativa busca superar os desafios e identificar as oportunidades a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Governo oferece outras 6 mil vagas em cursos de qualificação
O Governo Federal também anunciou a primeira fase do programa Qualifica Mais Emprega Mais. Essa é outra iniciativa do Ministério da Educação, realizada em conjunto com o Ministério da Economia.
O programa tem inscrições abertas para cursos online de qualificação profissional. Nesta primeira etapa, que funcionará como projeto-piloto, são ofertadas 6.029 vagas gratuitas, para jovens com até 29 anos.
São contemplados três cursos, nas área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):
Programador de Sistemas;
Programador WEB; e
Programador de dispositivos móveis.
Cada curso terá cerca de 200 horas de duração. Podem se inscrever jovens que são residentes em 11 regiões metropolitanas do país. Entre elas: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.
A seleção dos estudantes será realizada pela plataforma EduLivre. Para isso, os interessados deverão preencher uma trilha educacional, onde terão a oportunidade de conhecer o contexto do mercado de trabalho no qual desejam se inserir.
A trilha ficará aberta até o dia 11 de abril. Os alunos terão acesso a informações sobre os cursos e postos de trabalhos a eles relacionados, além de exercícios sobre o conteúdo apresentado na trilha.
A partir do dia 15 de abril, os selecionados receberão um e-mail para a confirmação da matrícula.