ProUni e Fies: MEC publica novos editais para o 1º semestre de 2020

Ambas seleções utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Autor:
Publicado em:15/05/2020 às 10:30
Atualizado em:15/05/2020 às 10:30

O Ministério da Educação (MEC) publicou novos editais para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2020. A medida foi necessária após a paralisação de atividades educacionais em diversos Estados e municípios por conta da pandemia do Coronavírus. 

O ProUni tem como objetivo conceder bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino privadas de todo o país, enquanto o Fies é um programa do MEC que financia cursos superiores, em instituições particulares, a estudantes que não possuem condições de arcar com os custos. Ambas as seleções utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

De acordo com os editais, a orientação do MEC é que as instituições de ensino que não puderem receber a documentação fisicamente disponibilizem um canal para envio dos documentos de forma digital, como endereço de e-mail ou número de WhatsApp. A determinação é válida para o ProUni e para o Fies. 

+ Enem 2020 já tem mais de 2,3 milhões de inscrições realizadas

O período para envio da documentação do ProUni para estudantes que manifestaram interesse na lista de espera se encerra no dia 21 de maio. Já o registro da concessão de bolsa ou reprovação do candidato deverá ser efetuado pelas instituições até as 23h59 de 24 de maio. 

A última pré-seleção dos candidatos do Fies será realizada até 22 de maio. Os estudantes pré-selecionados terão até três dias úteis para complementar as informações apresentadas na inscrição. Os candidatos precisam informar dados bancários do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte. 

Após a complementação de informações nos sistemas dos programas, os estudantes terão 30 dias úteis para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual fará o curso.

+ Fundação Estudar oferece cursos gratuitos durante a quarentena

A CPSA tem até cinco dias úteis para validar as informações recebidas do aluno e emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que serve para formalizar a contratação do financiamento.

Assim que o DRI for emitido, o candidato tem 30 dias úteis para ir à agência da Caixa Econômica Federal escolhida na hora da inscrição para formalização do contrato de financiamento.  

 

teclado do computador
Instituições devem disponibilizar canais online para alunos
enviarem documentação (Foto: Pixabay)

 

Sisu, ProUni e Fies para segundo semestre já possuem datas de inscrição

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou pelo Twitter na última segunda-feira, 11, as datas das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2020. As duas seleções utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso no nível superior. 

As inscrições para o Sisu, que é a principal porta de entrada para universidades públicas de todo o país, poderão ser feitas entre os dias 16 e 19 de junho. Já para o ProUni, que concede ao estudante bolsas de 50% e 100% em universidades privadas, terá inscrições abertas entre os dias 23 e 26 de junho. 

+ Bolsonaro sanciona com vetos lei que amplia auxílio emergencial

Weintraub também disponibilizou o período de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece condições mais favoráveis do que as de mercado para que estudantes financiem cursos em instituições privadas de ensino superior. Para esses, as inscrições estarão abertas entre os dias 30 de junho e 3 de julho.  

Em todos os processos seletivos que abrirão inscrição em junho, os estudantes podem utilizar a nota do último Enem, realizado em novembro de 2019. De acordo com o MEC, na última edição do exame cerca de 3,9 milhões de estudantes fizeram as avaliações. 

+ Leia mais

notícias de empregos