Prova digital do Enem é adiada para os dias 22 e 29 de novembro

As inscrições para o exame serão abertas no dia 11 de maio

Autor:
Publicado em:23/04/2020 às 12:00
Atualizado em:23/04/2020 às 12:00

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiada para os dias 22 e 29 de novembro. A formalização foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quarta-feira, 22. A aplicação da prova impressa permanece prevista para os dias 1º e 8 de novembro. 

A estrutura do exame no modelo digital será igual à versão impressa. As inscrições para o Enem 2020 em seus dois modelos de prova deverão ser realizadas no período de 11 a 22 de maio, na Página do Participante ou no aplicativo Enem. 

É importante ressaltar que o participante que optar por fazer o exame impresso não poderá se inscrever na edição digital e vice-versa. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção escolhida.

Coronavírus: aula online como alternativa na preparação para o Enem

Os novos editais também divulgam as novas regras para a isenção da taxa de inscrição do exame, fixada no valor de R$85. Todos os participantes que atendam aos critérios especificados nos editais serão contemplados com a gratuidade, mesmo sem o pedido formal dos inscritos. 

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e que não tenham justificado ausência. Portanto, no ato da inscrição para o Enem 2020, terá a sua isenção de taxa garantida o participante que:

  • Esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; 
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme o art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril, de 2013; e
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho, de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

O Inep também formalizou as novas cidades de aplicação do Enem Digital, agora distribuídas nas 27 unidades da Federação. Inicialmente, a versão digital seria disponibilizada apenas em 15 capitais. A lista das 101.100 vagas em todos os municípios onde terão o Enem Digital pode ser consultada no anexo I do novo edital. 

- Edital Enem Digital 
- Edital Enem Impresso 

 

celular mostrando a página do Enem
Enem Digital será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro
(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

+ Projetos do Senado podem suspender calendário do Enem 2020

Em programa da rádio MEC, ministro garante que Enem 2020 será mantido

A rádio do Ministério da Educação (MEC) estreou na última quarta, 22, o programa “Conversa com o Ministro”. As edições acontecem semanalmente e a produção conta com entrevistas com ministro da Educação, Abraham Weintraub. Os bate-papos ficarão disponíveis nas plataformas Spotify e Soundcloud.

No primeiro programa, o ministro falou com otimismo sobre o retorno das aulas em todo o país nas próximas semanas e da distribuição de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis de estudantes com aulas suspensas.

Estácio e Eleva criam plataforma de preparação para o Enem 2020

Além disso, Weintraub tranquilizou os estudantes que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), que terá novo edital, e reafirmou que o Enem 2020 será mantido. "Vai ter Enem e será em novembro [...] Teremos tempo para recuperar o período que ficou parado", disse.

O programa pode ser conferido na íntegra ou pelos temas abaixo:

  • Voltas às aulas e flexibilização da carga horária;
  • Distribuição de alimentos do PNAE;
  • Lista de Espera do Prouni;
  • Enem 2020;
  • Isenção da taxa de inscrição do Enem;
  • Enem Digital; e
  • Novo portal de monitoramento dos Institutos e Universidades Federais.

Notícias de empregos