A prova da OAB acontece quantas vezes por ano? Entenda!
Você sabe quantas vezes as provas do Exame da OAB são aplicadas a cada ano? Folha OAB explicou como funciona o cronograma anual. Entenda!
Ordem dos Advogados do Brasil
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:24/04/2024 às 14:28
Atualizado em:24/04/2024 às 14:28
Os estudantes de Direito já sabem: para garantir o registro profissional nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é preciso ser aprovado no Exame da OAB. Mas, você sabe com que frequência a prova é aplicada a cada ano?
O Exame da Ordem é realizado três vezes ao ano. Geralmente, os editais são publicados nos meses de janeiro, maio e setembro. Ou seja, com um intervalo de aproximadamente quatro meses entre a publicação de cada um.
Cada avaliação é composta por duas provas eliminatórias, sendo uma prova objetiva e uma prova prático-profissional. As avaliações ficam sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Prova da OAB acontece três vezes por ano
(Foto: Governo do Ceará)
Como está o cronograma do Exame da OAB em 2024?
O cronograma para as provas de 2024 do Exame da Ordem já está disponível. Em 2024 vão acontecer os 40º, 41º e 42º Exames da Ordem Unificado.
As datas previstas para as inscrições e realizações da primeira e segunda fase são as seguintes:
Passarão pela segunda fase do 40º Exame de Ordem Unificado os já aprovados na primeira avaliação, realizada em março deste ano. A prova foi composta por 80 questões de múltipla escolha.
A prova continha questões de disciplinas obrigatórias do curso de Direito, como Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional e Filosofia do Direito.
Além de itens sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina da OAB.
A prova valia até 80 pontos. Foram considerados aprovados na 1ª fase do Exame da OAB os candidatos que obtiveram o mínimo de 50% de acertos no total da avaliação. Ou seja, 40 pontos.
Como será a segunda etapa da OAB?
A segunda fase consistirá em uma prova prático-profissional. Ou seja, os candidatos deverão redigir uma peça profissional e responder a quatro questões discursivas. As questões discursivas serão apresentadas na forma de situações-problema.
Cada questões valerá 1,25 ponto. Já a redação da peça profissional valerá 5 pontos e versará sobre o tema da área jurídica escolhido examinando, podendo abranger Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.
A 2° fase vale até 10 pontos. Para ser aprovado, o candidato deve garantir, no mínimo, seis pontos.