Anualmente, a Ordem dos Advogados do Brasil realiza diversas seleções para que advogados consigam o registro profissional.
Estas, tradicionalmente três vezes ao ano, são chamadas de Exame OAB.
Anualmente, a Ordem dos Advogados do Brasil realiza diversas seleções para que advogados consigam o registro profissional.
Estas, tradicionalmente três vezes ao ano, são chamadas de Exame OAB.
O edital é dividido em duas fases, sendo a 2ª fase composta por:
Você sabe como funciona a 2ª fase do exame da OAB? Continue nesta matéria que a Folha Dirigida por Qconcursos traz todos os detalhes.
2ª fase da OAB é composta por duas etapas: peça profissional e questões discursivas
(Foto: Divulgação)
O edital de abertura do Exame OAB informa que ambas as fases têm caráter eliminatório.
Na 2ª fase, o exame terá valor de 10,00 pontos e será dividido em duas partes, com a primeira sendo a redação de uma peça profissional.
A peça profissional vale 5,00 pontos, sobre tema da área Jurídica que será de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, de acordo com conteúdo do edital de abertura.
Os candidatos deverão se basear por meio das seguintes disciplinas:
Na redação da peça profissional, o examinando deve formular um texto com tamanho máximo definido na capa do caderno de textos definitivos.
As quatro questões discursivas devem ser respondidas sob a forma de situações-problema. Elas valerão, no máximo, 1,25 pontos cada, sendo relativas à área de opção do candidato, bem como as opções da peça profissional.
A redação das respostas das questões discursivas deverão ter, no máximo, 30 linhas para cada questão.
O edital geralmente descreve que o candidato deve observar atentamente a ordem das respostas, começando pela redação da peça profissional, seguida das quatro questões discursivas, em ordem crescente.
Além disso, a OAB não permite nenhum tipo de rasura e/ou adulteração das páginas, cabendo eliminação.
Para a realização da prova prático-profissional, o candidato poderá realizar consulta exclusiva a legislação, súmulas, enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos sem qualquer anotação ou comentário, de acordo com as regras do edital vigente.
Materiais PERMITIDOS para consulta
Materiais PROIBIDOS para consulta
Ainda no edital, é possível conferir a explicação da OAB sobre como os textos da peça profissional e das questões discursivas serão avaliados quanto:
A nota da prova prático-profissional será dada pela soma das notas obtidas nas questões e na redação da peça profissional.
Esta nota será calculada em uma escala de zero a dez pontos. Para ser aprovado, é necessário obter média igual ou superior a seis, vedado o arredondamento.
Antes de realizar a 2ª fase, os examinandos realizam uma prova objetiva visando aprovação. Esta, é composta por 80 questões de múltipla escolha.
++ OAB: gabaritos das provas objetivas é publicado
Para cada questão, são quatro alternativas, sem a permissão de consultas. Para esta fase, são cobradas algumas disciplinas obrigatórias do curso de Direito, como outras mais abrangentes, sendo elas:
Para cada item acertado no exame, o candidato recebe 1 ponto, de modo que ele é avaliado na escala de 0 a 80 pontos na primeira fase.