O TAC foi firmado no dia 18 de dezembro e, de acordo com o documento, a publicação do edital deverá ocorrer em até 60 dias após a assinatura. Desta forma, o concurso Ipasg São Gonçalo RJ deverá ser aberto até o mês de fevereiro.
O Ipasg ainda pode pedir a prorrogação dos prazos fixados, desde que tenha motivo devidamente justificado. Ainda de acordo com o cronograma do TAC, após a divulgação do edital, as provas serão realizadas em até dois meses após a abertura das inscrições.
De acordo com o MPRJ, o objetivo do TAC é adequar o quadro de servidores da autarquia, além de manter o número de cargos comissionados em até 50% do efetivo. O número de vagas e os cargos que serão oferecidos ainda não foram revelados.
LOA 2020 prevê novo concurso Ipasg
O concurso Ipasg São Gonçalo já havia sido anunciado em outubro, durante audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município para 2020. Na ocasião, a presidente, Marcelle Cipriani, confirmou o novo edital.
Segundo a presidente, para este ano de 2020, há a necessidade de um novo concurso Ipasg. O motivo: o déficit de servidores no órgão.
"Temos poucos servidores para o trabalho e vamos realizar um concurso público para o próximo ano", explicou Marcelle Cipriani.
Último concurso Ipasg ocorreu em 2011
O último concurso do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo ocorreu em 2011. Na época, foram oferecidas 40 vagas, sendo 12 de nível fundamental, 12 de nível médio, quatro de nível médio/técnico e 12 para os graduados.
As oportunidades foram para os cargos de: agente de apoio previdenciário; técnicos em contabilidade; previdenciário; em processamento de dados; advogado; contador; gestor previdenciário; atuário; e assistente social.
Os salários variaram entre o mínimo e R$1.714,01. A banca organizadora foi a Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas. O exame de múltipla escolha, para o nível fundamental, contou com 40 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Matemático, dez de Noções de Administração, dez de Conhecimentos Específicos e cinco de Legislação e História de São Gonçalo.
Para as demais carreiras, a avaliação teve 50 perguntas, sendo: dez questões de Português, cinco de Raciocínio Matemático, cinco de Noções de Administração, cinco de Legislação e História de São Gonçalo e 25 de Conhecimentos Específicos. Para ser aprovado foi necessário obter, no mínimo, 50% dos pontos da prova.
São Gonçalo tem mais dois concursos previstos
Além da seleção para o Ipasg, a Prefeitura de São Gonçalo prepara outro concurso. No dia 29 de outubro, também na Câmara Municipal, durante a primeira audiência da LOA e do Plano Plurianual, o secretário da Educação, Marcelo Azeredo, pediu um maior número de vagas para o próximo edital.
De acordo com Marcelo Azeredo, as vagas para professor no concurso São Gonçalo-RJ para a Educação precisam aumentar, já que há um déficit desses servidores no município.
"Vamos ampliar o número de vagas que está defasado no município, também com a parceria do governo do estado, com o compartilhamento e depois municipalização das escolas", disse o secretário.
Em setembro, foi formada a nova comissão organizadora do concurso São Gonçalo. A previsão é que boa parte das vagas seja para a área da Educação, que tem seleção prevista desde 2018.
Outro concurso previsto é o da Guarda Municipal de São Gonçalo, que pode ter seu edital divulgado em breve. Em novembro, o secretário de Segurança, Felipe Brito, informou que a seleção já tinha comissão formada e estava na fase de definição da banca.
Ao todo, estão previstas 150 vagas mais formação para cadastro de reserva, na carreira de guarda municipal. Homens e mulheres poderão participar do concurso, mas ainda não há informação se as oportunidades serão divididas.