Quarentena: como se preparar para o TAF de concursos em casa
Especialista em testes físicos dá dicas de como se preparar para o TAF de concursos público durante a quarentena.
Autor:
Publicado em:10/04/2020 às 05:00
Atualizado em:10/04/2020 às 05:00
Durante o período de quarentena muitos candidatos ficam perdidos em relação à preparação para testes físicos de concursos. Por isso, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor especialista em TAF, Elon Júnior, que deu dicas de como treinar sem sair de casa.
O coach de preparação física para concursos já alerta: usar o distanciamento social como desculpa para suspender a preparação pode resultar em reprovação. Este período, na verdade, pode até ser positivo no que se refere ao treino.
“Agora o candidato tem mais tempo para treinar e, consequentemente, será mais eficaz na sua sua aprovação.”
O profissional ainda lembra que os índices de reprovação em testes físicos de concursos chegam a 40%. E, geralmente, a causa está relacionada ao tempo de preparação curto dos candidatos.
Acontece que muitos subestimam esta etapa e postergam o início dos treinos, focando apenas nos estudos para as provas escritas. Os resultados não deixam mentir: essa não é uma estratégia eficiente para ser aprovado.
E não se engane, se o seu concurso está suspenso e você ainda não sabe quando será a nova data das provas, isso é apenas mais um motivo para iniciar os treinos o quanto antes.
De acordo com Elon, o tempo ideal de preparação para ser aprovado leva meses, e não semanas. “Um treino para um teste de aptidão física do nível da Polícia Federal, por exemplo, que é um dos mais exigentes, requer cerca de seis meses.”
Com o fechamento dos estabelecimentos, incluindo academias e parques públicos, alguns candidatos pensam em segurar a preparação e voltar a treinar somente quando a situação normalizar.
Mas esta é uma atitude equivocada. O professor garante que é, sim, possível realizar vários exercícios alternativos sem sair de casa.
“Eu mesmo sempre libero nas minhas redes vários treinamentos calistênicos, ou seja, que utilizam a força do próprio corpo. Sem necessidade ir a uma academia.”
A calistenia ou ginástica calistênica, também chamada de street workout, é um método de exercícios que, como disse o professor, não requer equipamentos. As atividades envolvem movimentos acrobáticos e de força.
Como improvisar objetos em casa para auxiliar no treino
A calistenia é uma boa opção para treinar para o TAF em casa durante a quarentena. Mas também é possível improvisar equipamentos para auxiliar na preparação. Em seu canal no Youtube, por exemplo, Elon ensina como fazer uma fita suspensa.
De acordo com ele, esse é um dos objetos mais eficientes para ajudar os candidatos na preparação do TAF, pois com ele é possível realizar diversos exercícios que trabalham toda a musculatura corporal.
“Então essa ideia de que não dá para treinar porque as academias estão fechadas, é uma crença limitante que pode levar o candidato a uma inaptidão no teste.”
Se o candidato tiver condição de adquirir um equipamento, embora vá ser difícil por conta de até a entrega de mercadorias estar prejudicada, certamente isso é vantajoso. Mas não essencial.
É possível adaptar objetos. Por exemplo: substituindo halteres por garrafas pet, utensílios domésticos como pesos para outros exercícios, cordas, vassouras, cadeiras. Existem infinitas possibilidades para substituir o equipamento da academia, usando a criatividade.
“Mas é como eu falei: ter implementos ou não, sejam eles de academia ou improvisados, não vai te impedir de fazer atividades. É possível fazer treinamentos e obter melhores performances com o peso do próprio corpo.”
Dicas para atividades aeróbicas e treinos de barra
Alguns dos exercícios nos quais os candidatos de concursos apresentam dificuldades são os aeróbicos e os treinos de barra. Por isso, mesmo com as limitações de espaço e de equipamentos, eles não podem ser negligenciados nesse período.
No caso do exercício de barra, por exemplo, Elon lembra que este é um dos que possui o ganho de performance muito demorado. Uma pessoa que hoje não consegue fazer nem uma barra, se esperar toda a quarentena para começar a treinar, vai perder um ganho significativo.
Alguns pontos importantes para o exercício de barra:
fortalecer a musculatura certa (que, aliás, pode variar de concurso para concurso); e
conciliar o trabalho dessas musculaturas com o movimento da barra.
O que pode ser feito, orienta o professor, é comprar uma barra e colocar no portal de uma das portas de casa, utilizar uma barra improvisada ou uma fita suspensa, por exemplo. Não faça este exercício na rua, já que as barras são utilizadas por muitas pessoas.
Outra dificuldade nesta quarentena são os exercícios aeróbicos. Principalmente porque esse tipo de atividade é melhor de ser realizada em ambientes mais amplos, como praia, calçadão, pistas. Mas isso não é possível durante a quarentena.
Para lidar com essa questão, o professor Elon lembra que uma atividade de baixa intensidade, mas de forma repetida, pode ser um treinamento aeróbico. Caminhar na varanda, por exemplo, é uma alternativa.
“Eu, por exemplo, moro em condomínio. Então posso observar um local onde não há pessoas para fazer a atividade. Outra opção é trocar o elevador pela escada.”
O professor Elon explica melhor como realizar estes exercícios no canal de Youtube da FOLHA DIRIGIDA! Confira:
Atividade física pode auxiliar outros aspectos da preparação
Outro ponto destacado pelo professor é o fato de que praticar atividades físicas nunca foi tão importante. Elas ajudam a manter o corpo e mente sãos, o que é fundamental neste período de pandemia pelo qual o mundo está passando.
“Até por conta da quarentena muitas pessoas podem ficar ansiosas e, inclusive, desenvolver questões psicológicas.” Problemas esses que podem ser combatidos com atividades físicas.
E, se ajuda a manter a mente sã, consequentemente vai impactar de forma positiva no rendimento dos estudos do candidato para as provas escritas do concurso. O treinamento é sempre indicado.
Ele lembra ainda que na internet é possível encontrar milhares de conteúdos gratuitos sobre atividades físicas. Apenas é preciso ter atenção para consumir conteúdos de profissionais qualificados.
“A atividade física não é uma fórmula de bolo. É preciso respeitar a individualidade biológica de cada um. Preste atenção quando ver a informação na internet para realizar somente a carga que você consiga suportar.”
Uma dica do professor é realizar sempre a quantidade de séries tendo como base a exaustão, até a musculatura fadigar. E não tentar ir no ritmo de outras pessoas.
Sem dúvida, há desafios em se preparar para o TAF de concursos sozinho em casa. Mas, o professor garante, quem mantiver esta rotina terá mais chances de passar. E destaca a importância de respeitar as medidas de distanciamento social.
“Vamos acatar as orientações das autoridades. Quando tudo se normalizar, o ganho de performance será normalizado.”