Receita Federal lança serviço para recuperar cópia da declaração do IR
Considerando a atual situação da pandemia, a Receita Federal lançou nesta quarta um novo serviço para facilitar acesso à cópia da declaração do IR de 2020.
Autor:
Publicado em:10/03/2021 às 10:59
Atualizado em:10/03/2021 às 10:59
A Receita Federal lançou nesta quarta-feira, 10, um novo serviço que possibilita a consulta à cópia da declaração do imposto de renda do último ano. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2021 já iniciou e é obrigado declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2020.
Este é o mesmo valor da declaração do IR do ano passado. O prazo para a declaração teve início no dia 1º de março e encerra no dia 30 de abril. As restituições serão feitas a partir do mês de maio.
Vale lembrar que o auxílio emergencial foi considerado tributável pela Receita Federal, de modo que, quem recebeu o benefício deve declarar no IR.
Para muitos, fazer a declaração nem sempre é tão simples. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que o comprovante de prestação de contas do ano anterior pode facilitar na hora de declarar o IR deste ano.
Por isso, a Receita Federal lançou o novo serviço para ajudar na obtenção da cópia da última Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física enviada pelo contribuinte. O documento será disponibilizado por meio de dossiê digital, no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Considerando o atual cenário da pandemia do novo Coronavírus, a Receita Federal disponibilizou o serviço com o intuito de dar aos contribuintes acesso à declaração do ano anterior sem que este precise se deslocar até uma unidade de atendimento presencial da Receita.
Veja como acessar a cópia da declaração do IR 2020
Até então, a cópia só estava disponível no e-CAC para quem tivesse certificado digital. Com o novo serviço, será possível solicitar a cópia do documento apenas com login e senha. Para isso, basta acessar o seguinte passo a passo:
Acesse o sistema de Processos Digitais (e-Processo);
Clique em Abrir Dossiê Digital de Atendimento;
Escolha a área de concentração Cópia de Documentos;
Selecione o serviço Obter cópia da última DIRPF entregue.
O contribuinte não precisará juntar nenhum documento. A própria abertura do dossiê será suficiente para a emissão da cópia da declaração. O processo deve ser feito em nome do titular da declaração. Ou seja, em nome de quem pretende receber a cópia.
A cópia da última declaração feita nos últimos cinco anos será anexada ao processo aberto e poderá ser obtida na opção “Meus processos”. Quem tem o certificado digital, por sua vez, poderá baixar a cópia da declaração de qualquer ano no sistema de cópia de declarações no e-CAC.