Relatório aponta realização do concurso PPSA em 2023

Publicado nesta segunda-feira, 17, Relatório da Administração aponta espaço para realização do concurso PPSA em 2023. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:17/04/2023 às 10:45
Atualizado em:17/04/2023 às 10:45

O relatório da Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17. O documento informa os principais resultados obtidos pela empresa no ano passado, incluindo a aprovação do Plano de Cargos e Salários e o Quadro de Pessoal. 

A aprovação feita pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), segundo o relatório, abre espaço para a realização do concurso PPSA em 2023 com o objetivo de formação do quadro permanente da empresa. 

"Plano de Cargos e Salários e Quadro de Pessoal aprovados pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), abrindo espaço para a realização de concurso público em 2023 com objetivo de formação do quadro permanente da empresa", consta entre os destaques de 2022 no relatório.

O planejamento estratégico da PPSA já previa a abertura de um novo concurso até 2023. 

O governo federal excluiu, no início de abril, dez empresas públicas de programas de privatização. Entre elas, a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA) que foi retirada do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). 

Com a retirada, a PPSA deve manter a contratação por concursos públicos. 

Plataforma de extração de petróleo
PPSA planeja a realização de concurso público em 2023
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Conforme portaria publicado em junho do ano passado, a PPSA pode preencher até 163 postos. Esse é o limite para o quadro de pessoal da empresa. 

PPSA realizará seu primeiro concurso público

Desde sua fundação, a PPSA não realizou concurso público para seu quadro próprio de funcionários. Até hoje, a empresa conta com profissionais comissionados e contratados temporariamente.

Um dos últimos ingressos de profissionais na estatal foi em 2017, quando a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural abriu um processo seletivo para a contratação de temporários.

Na época, foram contempladas 15 vagas imediatas e mais 225 para cadastro de reserva. Os salários variaram de R$5 mil a R$25 mil e as contratações aconteceram pelo regime celetista.

Todas as chances foram para o cargo de assistente. Para se inscrever era preciso ter nível superior em áreas específicas, fluência na Língua Inglesa e experiência de três a 15 anos, na área do Petróleo.

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com perguntas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. O processo seletivo teve validade de até dois anos.