Governo deve enviar nova proposta de reajuste para servidor dia 3
Servidores públicos federais negociam com governo reajuste de salário e pedem 13,5% e decisão ainda para março. Nova reunião está marcada.
Autor:
Publicado em:01/03/2023 às 11:55
Atualizado em:01/03/2023 às 11:55
A negociação para reajuste salarial dos servidores em 2023 segue avançando. A última reunião foi realizada na terça-feira, 28. No entanto, uma decisão do percentual ainda não foi tomada.
A proposta do governo é de reajuste de 7,8%, mas, em contraprosta, os servidores pedem um reajuste de 13,5%. O governo deve fazer uma nova proposta ainda esta semana.
De acordo com nota publicada pelo Fonacate, em mais uma rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o governo ouviu as demandas dos representantes dos servidores públicos federais.
Porém, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, não trouxe contraproposta para os servidores, mas prometeu apresentar uma resposta à sugestão do Fonacate, até esta sexta-feira, 3.
Para o presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, a resolução da campanha salarial 2023 é emergencial.
“Espero que o governo resolva a questão até a próxima semana, para que depois as entidades possam focar nas pautas setorais”.
Na ocasião, Marques reforçou o pedido de equiparação de todos os benefícios (auxílio-alimentação, creche e saúde) com os demais Poderes até 2026.
Reajuste de valores pode acontecer em maio
De acordo com o Fonacate, o secretário Sérgio Mendonça disse que entende que a demanda dos servidores pelo aumento é emergencial e reiterou que o governo tem interesse em fechar a negociação o mais breve possível.
O secretario teria informado que caso a negociação seja fechada no mês de março, o acordo passa a valer a partir de abril, com efeito financeiro em maio.
Como encaminhamento, Mendonça informou que vai relatar os dados da reunião para a ministra da Gestão, Esther Dweck, para que possam analisar as possibilidades de melhoria da proposta, lembrando que esse é o acordo para 2023. E que a mesa continuará o debate de negociação para os próximos anos.
Nova reunião está marcada para 7 de março
Ainda conforme a nota, o secretário também explicou que para a apresentação de uma nova proposta aos servidores, é necessário ainda ter o debate com os ministros da Junta de Execução Orçamentária: Casa Civil, Fazenda, Planejamento e a Ministra de Gestão, e que isso demanda um tempo. Mas, se comprometeu apassar uma nova proposta até esta sexta-feira (3 de março).
“Esperamos e sabemos que o governo tem condições de melhorar essa proposta para um percentual de dois dígitos”, finalizou Rudinei Marques.
A nova reunião entre os servidores e representantes do governo está marcada para terça-feira, dia 7 de março.