São Paulo recebe inscrições para 10 mil vagas em cursos online
Prazo vai até domingo, 31 de maio
Autor:
Publicado em:29/05/2020 às 16:30
Atualizado em:29/05/2020 às 16:30
O Estado de São Paulo tem 10 mil vagas disponíveis em cursos online em diversas áreas de formação. As oportunidades são do Novotec Virtual, programa do governo estadual, que visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
Os interessados podem fazer inscrição até o próximo domingo, dia 31 de maio. Para participar, é preciso ser aluno de qualquer uma das séries do ensino médio e fazer o cadastro pelo site do Novotec.
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais e concluintes do ensino médio ou EJA médio de dezembro/2018 até dezembro/2019 também poderão se inscrever. ⠀
O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Centro Paula Souza.
Vagas estão distribuídas entre oito cursos
As 10 mil vagas disponibilizadas pelo Novotec estão distribuídas entre oito cursos de formação profissionalizante. As aulas serão ministradas de forma 100% online para alunos de todo o Estado.
A modalidade Novotec Virtual é realizada por uma plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). São módulos tutorados de 80 horas, com horário de aula definido pelo próprio estudante.
São Paulo tem 10 mil vagas em cursos online do programa Novotec
(Foto: Reprodução)
Brasileiros também podem fazer cursos online de universidades australianas
O governo australiano firmou uma parceria com a plataforma educacional FutureLearn que oferece 31 cursos online gratuitos para brasileiros. Entre as áreas estão Saúde, Negócios, Tecnologia, Sustentabilidade, Educação e outros.
Os temas são baseados em assuntos em alta, como análise de Big Data, introdução à psicologia, resiliência profissional, o poder do podcasting e como apoiar o bem-estar social e emocional de alunos adolescentes.
As aulas serão ministradas por educadores especializados de renomadas instituições de ensino australianas. Entre elas, a University of Melbourne e a University of Queensland, que estão ranqueadas entre as 50 melhores do mundo no QS World University ranking.
Os alunos que participarem têm direito à certificação digital após a conclusão das aulas, que duram de duas a oito semanas. Mas os conteúdos serão disponibilizados de forma gratuita somente para quem fizer inscrição até 30 de junho. O cadastro é aceito por meio do site da plataforma FutureLearn.
A Austrália é pioneira em programas de educação a distância, como School of the Air, Open Universities Australia, entre outros. Essas entidades, há muito tempo, oferecem serviços educacionais desse tipo.
Desde o início da pandemia, o governo local anunciou um pacote de US$18 bilhões (valor estimado em R$67,5 bilhões) para que universidades e outros provedores de ensino superior ofereçam seus cursos de curta duração.