Seas-CE anuncia novo concurso com 1.080 vagas e escolha da banca

Concurso Seas-CE com 1.080 vagas para níveis médio e superior será realizado para o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará.

Autor:
Publicado em:16/10/2019 às 09:16
Atualizado em:16/10/2019 às 09:16

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará anunciou a realização do novo concurso Seas-CE. A oferta será de 1.080 vagas, sendo 964 para nível médio e 116 para nível superior. As contratações serão em caráter efetivo.

O número de oportunidades consta na dispensa de licitação para escolha da banca organizadora, publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira, 15. A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funese/CEV/UECE) será a responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas.

O próximo passo será a assinatura do contrato entre a banca e a Seas-CE. Depois disso, as partes devem se reunir para fechar os detalhes do edital, como cronograma e conteúdo programático das provas. Em geral, os editais só são divulgados após a contratação da banca organizadora.

Este será o primeiro concurso para efetivos da Seas-CE. Em 2016, foi promulgada a Lei nº 16.178 que cria os cargos permanentes para a Superintendência. Ao todo, foram criadas 964 vagas para socieducador.

A carreira tem como pré-requisitos o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Os vencimentos são de R$2.200.

Seas-CE prepara novo concurso com mais de mil vagas para
níveis médio e superior (Foto: Governo do Ceará)

 

Também foram criados 116 cargos para analista socieducativo, de nível superior em diferentes especialidades. Esse é o quantitativo exato que foi autorizado para o novo concurso. Conforme a lei, as vagas serão distribuídas entre as seguintes áreas de formação:

  • Serviço Social - 50 vagas;
  • Psicologia - 49 vagas;
  • Pedagogia - 17 vagas. 

Além da escolaridade, será necessário comprovar o registro no Conselho Profissional, quando existir. As remunerações também serão de R$2.200. De acordo com a lei, o edital deve trazer reserva de vagas para o sexo feminino e para pessoas com deficiência. 

As jornadas de trabalho serão de 44 horas para o cargo de socioeducador, a ser cumprida em regime de plantão. Já a carreira de analista socioeducativo prevê 40 horas de trabalho por semana. 

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Existe a melhor técnica de estudos para concursos?

Concurso Seas-CE será composto por seis etapas

Segundo a lei que cria as 1.080 vagas efetivas para a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará, o concurso será composto por seis etapas:

  1. Provas;
  2. Avaliação de capacidade física, salvo para o cargo de Analista Socioeducativo;
  3. Avaliação psicológica;
  4. Exame toxicológico;
  5. Investigação social;
  6. Curso de formação profissional.

A seleção será realizada diante da urgência para reestruturação e reordenamento do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. O objetivo é ampliar a atuação do programa de enfrentamento à violência Pacto por um Ceará Pacífico. 

Para isso, se faz necessário a contratação de pessoal para suprir as demandas dos Centros Socioeducativos existentes. Em 2017, parte da demanda foi suprida, em caráter temporário, por meio de seleção pública

O órgão, porém, tem caráter público, exigências constitucionais relacionadas ao serviço público e a existência de cargos efetivos criados por lei destinados à Superintendência. Diante disso, o governo considerou imprescindível e urgente a realização do concurso público para a contratação de pessoal. 

A Seas-CE possui como competência central ser a responsável pela coordenação, gestão e execução da política de atendimento socioeducativo no Estado do Ceará.

+ Como estudar para concurso público sem edital?

Última seleção para a Seas-CE teve 1.034 vagas

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas-CE) realizou, em 2017, uma seleção para contratação de profissionais temporários. Na época, o edital trouxe a oferta de 1034 vagas para níveis médio e superior.

As ofertas foram para as carreiras de assistente social (48), psicólogo (47), pedagogo (15) e socioeducador (924). 

As contratações foram feitas no prazo de um ano, podendo dobrar. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva de 60 questões sobre Direitos (Constitucional e Humanos), Legislação Especial, Tópico Especial, Regimento Interno das Unidades da Seas.

Para o cargo de socioeducador, os exames foram aplicados nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Já para os demais cargos, somente na cidade de Fortaleza.

A seleção também contou com uma avaliação de títulos. O prazo de validade foi de um ano, com possibilidade de prorrogação por período igual.