SECTI e Dell inscrevem em 2 mil vagas para programa de qualificação

São 13 cursos online com temas voltados para Tecnologia e Negócios

Autor:
Publicado em:20/04/2020 às 13:30
Atualizado em:20/04/2020 às 13:30

Estão abertas as inscrições para o programa gratuito acessível de qualificação profissional, destinado a pessoas com deficiência (PcD) ou em situação de vulnerabilidade social que residam no Rio de Janeiro. O programa oferta 2 mil vagas em 13 cursos gratuitos e online na área de tecnologia e negócios.

A metodologia de ensino prevê horários de estudo flexíveis e acompanhamento por mediadores pedagógicos a distância. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell (Lead). 

6,15 milhões de pessoas recebem auxílio emergencial nesta segunda, 20

Do total de oportunidades, 1.200 são disponibilizadas para PcDs e as outras 800 são para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os dados para comprovar os requisitos de inscrição serão extraídos a partir de informações fornecidas pelos candidatos no Questionário Socioeconômico. 

As oportunidades são divididas para os seguintes cursos: 

  1. Atendimento ao cliente;
  2. Empreendedorismo e ética;
  3. Informática prática;
  4. Introdução a aplicativos online do Google;
  5. Introdução à lógica de programação;
  6. Fundamentos de programação orientada a objetos com JAVA;
  7. Introdução ao desenvolvimento de aplicações em JAVA;
  8. Integração de aplicações e serviços com JAVA;
  9. Fundamentos de banco de dados com JAVA;
  10. Fundamentos de programação para web com JAVA;
  11. Padronização de projetos web com JAVA EE e Spring Framework;
  12. Fundamentos de desenvolvimento móvel utilizando Android API e JAVA; e
  13. Planejamento e Desenvolvimento de aplicações Android utilizando Google APIs. 

Todos os cursos oferecem certificação para os candidatos aprovados. O certificado será emitido no prazo máximo de até 60 dias e enviado por meio eletrônico.

 

teclado do computador
Todos os cursos ofertados oferecem certificação para os aprovados
(Foto: Pixabay)

 

Inscrições serão recebidas até o dia 27 de abril

Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de abril, no site do Lead. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher apenas uma opção de curso. É importante ressaltar que a plataforma virtual onde será ministrada a qualificação dispõe de acompanhamento de intérprete de Libras para melhor atender as pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. 

+ Cerca de 96% dos jovens afirmaram não mentir no currículo

A lista preliminar de inscritos será divulgada a partir das 17 horas do dia 29 de abril. Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o resultado poderão fazê-lo até o dia 30 de abril. 

O resultado final dos selecionados será disponibilizada no dia 4 de maio, enquanto o início dos cursos está previsto para o dia 11 do mesmo mês. 

Cursos apresentam carga de até 80 horas

A carga horária dos cursos ofertados no programa de qualificação profissional variam entre 25h, 40h, 50h, 60h, 70h e 80 horas com quantidades de 5, 6, 7 e 8 aulas. Confira, abaixo o objetivo geral de cada uma das oportunidades ofertadas: 

Atendimento ao cliente

  • Possibilitar a aquisição de conhecimentos, exercícios de habilidades e atitudes para desenvolver a competência de atender bem ao consumidor. 

Empreendedorismo e ética

  • Desenvolver o potencial empreendedor e entender as reais necessidades do cliente de forma inovadora.

Informática prática

  • Explorar as ferramentas mais utilizadas em informática e potencializar sua autonomia para as atividades do dia a dia.

Introdução a aplicativos online do Google 

  • Experimentar a colaboração e a inovação no dia a dia, em casa, no trabalho ou nos estudos por meio de ferramentas online do Google que garantem melhores ideias e resultados.

+ Crise Covid-19: página 'Vamos vencer' orienta pequenos negócios

Introdução à lógica de programação

  • Conhecer os conceitos básicos de lógica e preparar para criar primeiros programas.

Fundamentos de programação orientada a objetos com JAVA

  • Desenvolver habilidades para solucionar problemas simples, fazendo uso das características fundamentais da Linguagem de Programação Java e os principais recursos utilizados para o desenvolvimento de sistemas nessa linguagem.

Introdução ao desenvolvimento de aplicações JAVA

  • Qualificar conhecimentos básicos sobre a linguagem Java e atuar com maior autonomia, utilizando os mecanismos técnicos da programação em Java.

Integração de aplicações e serviços com JAVA

  • Conhecer os fundamentos básicos para desenvolver a lógica de integração de aplicações em rede por meio de arquivos de log, executar aplicações via Web e elaborar soluções avançadas para problemas em Java.

+ Como deve ser o acompanhamento do estagiário em home office

Fundamentos de banco de dados com JAVA

  • Aprimorar os conhecimentos no que diz respeito ao armazenamento e à modelagem das aplicações em Java através de banco de dados, desde sua modelagem, criação e utilização em uma aplicação.

Fundamentos de programação para web com JAVA

  • Conhecer os fundamentos e as ferramentas avançadas para a construção de projetos Web, utilizando Servlets e Java Server Pages para criar páginas dinâmicas; realizar injeções de dependências; testes unitários e trabalhar com desenvolvimento ágil.

Padronização de projetos web com JAVA EE e Spring Framework

  • Aprimorar seus conhecimentos na construção de aplicações Java Web, estudando a concepção do projeto através de prototipações em sprint, aplicação do MVC, autenticação, segurança e frameworks.

Fundamentos de desenvolvimento móvel utilizando Android API e JAVA

  • Compreender os conceitos fundamentais e aprender a utilizar os principais recursos de desenvolvimento de aplicações da plataforma Android. Através deste curso, o aluno será capacitado para modelar e implementar aplicações básicas, que seguem os princípios adequados de programação Android e respeitam requisitos não-funcionais exigidos pela maioria dos usuários de software.

Planejamento e desenvolvimento de aplicações Android utilizando Google APIs

  • Aperfeiçoar a aplicação Android por meio de recursos modernos e práticos abordados no curso. Além disso, acompanhar o desenvolvimento passo a passo de uma aplicação Android desde a criação até a publicação do aplicativo no serviço de biblioteca digital do Google, a Play Store.

Notícias de empregos