Seduc-AM abre 2.868 vagas para professor em Manaus e no interior
Foram publicados dois novos editais de processo seletivo com 2.868 vagas para professores temporários da Seduc-AM
Autor:
Publicado em:17/12/2019 às 14:10
Atualizado em:17/12/2019 às 14:10
A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) publicou dois novos editais para contratação emergencial de professores. Ao todo, a oferta é de 2.868 vagas temporárias para atuação nas escolas estatuais de Manaus e do interior do estado. A remuneração é de R$4.349,50. As inscrições foram abertas nesta segunda, 23.
A pasta também formará um cadastro de reserva para ser utilizado durante o prazo de validade da seleção, conforme a necessidade. Os aprovados começarão a trabalhar nas unidades de ensino do Estado no ano letivo de 2020, com jornada de até 40 horas por semana.
O processo selecionará educadores em diferentes modalidades. O primeiro edital, por exemplo, traz 2.824 oportunidades para três modalidades: Ensino Regular, Educação especial e Mediado Tecnológica.
Nesse caso, os candidatos deverão indicar, no ato da inscrição, o município/comunidade em que desejam atuar caso selecionados. Poderá se inscrever quem apresentar os documentos obrigatórios que preenchem os requisitos básicos constantes no edital.
Já o segundo edital da Seduc-AM conta com 44 vagas disponíveis para atuação na Escola Estadual Giovanni Figlioulo, que atende a unidades prisionais de Manaus. Além do Anexo Prisional de Itacoatiara. Do total de chances, 41 são para a capital amazonense e três para o município do interior.
As vagas destinadas a Itacoatiara englobam os seguintes componentes curriculares: Biologia, História e Língua Portuguesa. Enquanto as de Manaus são voltadas às modalidades Ciclo (EJA), Biologia, Ciências, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a secretaria, também está previsto um novo edital com 716 vagas disponíveis para atuação na educação indígena, que deve ser publicado na próxima semana.
As inscrições do processo seletivo para Seduc-AM são gratuitas e foram abertas nesta segunda, 23 de dezembro. Os cadastros podem ser feitos até as 16h de 6 de janeiro de 2020, pelo site da Copec, banca organizadora.
Os interessados deverão completar a ficha cadastral com todos os dados solicitados. Não será cobrada taxa. A seleção dos candidatos será feita a partir da análise dos documentos enviados no ato da inscrição.
Na primeira etapa, a documentação será analisada para identificar o cumprimento aos requisitos básicos de cada função. Já na segunda fase, cada documento de titulação e experiência profissional será pontuado.
A pontuação a ser atribuída não poderá exceder o limite de 52 pontos, ainda que a soma dos valores seja superior. Os pontos excedentes serão desconsiderados. O prazo de validade da seleção será de dois anos, cabendo prorrogação por mais dois.
Temporários ocuparão vagas não preenchidas no concurso de 2018
O secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicente Nogueira, explicou que esta seleção é necessária tendo em vista que, devido à abrangência da pasta, inevitavelmente, há necessidade de professores temporários.
“A todo momento há, por exemplo, professores pedindo licenças por motivos de doenças, licenças-maternidade, licenças por motivos pessoais e demais afastamentos. Por isso, a secretaria precisa estar preparada para não faltar professor em sala de aula”.
Os profissionais temporários ocuparão a maioria das vagas que não foram preenchidas pelo concurso público de 2018 e substituirão as contratações temporárias do processo seletivo de 2016.
No total, com as duas convocações de concursados, a secretaria preencheu 4.026 vagas, restando, ainda, necessidade de substituir 2.987 professores do antigo PSS.
Nogueira explicou também que a chamada emergencial não afetará a convocação dos concursados. Eles tiveram o cronograma de posse e lotação disponibilizado na última semana e seguem sendo atendidos normalmente pela secretaria.
“Chamaremos absolutamente todos os profissionais do magistério concursados dentro do número de vagas disponíveis e estamos trabalhando com o cadastro reserva para tal. Os temporários são profissionais que se submetem à seleção e, havendo necessidade, são convocados. Diferente dos concursados, cuja posse é definitiva”, frisou o secretário.