Seleção online aumentou taxa de aprovação dos candidatos, diz Atento

8 em cada 10 candidatos entrevistados por Inteligência Artificial são contratados

Autor:
Publicado em:12/08/2020 às 09:00
Atualizado em:12/08/2020 às 09:00

A pandemia de Covid-19 afetou todos os setores e departamentos das empresas, incluindo o recrutamento de pessoal. Há alguns anos os processos de seleção online vêm se tornando cada vez mais comuns, mas o distanciamento social trouxe isso realmente para um novo patamar. 

O cenário levou as organizações a revisarem e refinarem esses processos de recrutamento, que muitas vezes precisam ter todas as etapas de forma remota. E em diversos casos o candidato selecionado vai continuar atuando a distância

Mas parece que a mudança pode ter sido positiva, tanto para as empresas quanto para os profissionais interessados nas vagas. De acordo com a Atento, um dos cinco maiores provedores globais de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), a taxa de aprovação subiu.

Ou seja, mais candidatos estão sendo aprovados nas entrevistas virtuais. Um estudo apontou que 8 em cada 10 entrevistados por meio de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) são chamados para preencher as vagas oferecidas.

Após implementar soluções de Inteligência Artificial para encontrar os perfis mais adequados, isso representou um aumento de 30% na taxa de aprovação em relação ao método tradicional. O percentual de aprovação dos candidatos passou de 50% em 2019, quando predominavam as entrevistas presenciais, para 80%, em 2020, utilizando ferramentas virtuais.

+ Home office amplia diversidade nas startups. Veja vagas!

De acordo com a Atento, o sucesso consiste em incorporar provas, testes comportamentais, entrevistas e feedbacks em plataformas simples, interativas e intuitivas. 

A empresa conseguiu transferir também os processos de formação para as suas plataformas digitais. No ano passado, enquanto, 9 em cada 10 treinamentos eram realizados pessoalmente, agora 70% são realizados online.

A tecnologia, agregada à competência das equipes de RH, possibilita seleções ágeis, com testes personalizados, entrevistas on-line gravadas e o uso de inteligência artificial para classificar os candidatos de acordo com diferentes fatores, como geolocalização, formação, experiência, conhecimento, entre outros.

“Esse tipo de entrevista está contribuindo para o sucesso das empresas em seus processos seletivos, melhorando o índice de aprovação e a qualidade dos candidatos contratados.”

Notícias de emprego

Processos virtuais também aumentam agilidade e produtividade

Essa mudança de paradigma trazida pela pandemia afeta quase todas as empresas, que cada vez mais optam por soluções virtuais para agilizar a escolha de um candidato. Mas além do distanciamento social, também pesam a necessidade de otimizar custos e tempo. 

Para fazer uma entrevista virtual, basta pegar o mouse ou o smartphone, sem sair de casa (nem o candidato, nem o recrutador). De acordo com a Atento, os processos seletivos que já utilizam esse método têm registrado maior produtividade e agilidade ao simplificar as etapas em até 20%.

+ Pandemia impacta saúde mental e bem-estar de 37% dos profissionais

Pablo Sánchez, Diretor de Marketing da Atento, lembra que estamos na era da conectividade e que as empresas devem usar isso sempre a seu favor, inclusive em processos de recrutamento:

“Na Atento estamos realizando um processo seletivo totalmente online, construído e pensando tanto nos colaboradores quanto nos clientes. (...) Soluções baseadas em Inteligência Artificial nos permitiram continuar a seleção dos perfis ideais para as nossas vagas de forma totalmente digital, garantindo a proteção à saúde dos candidatos e da equipe de RH e, ao mesmo tempo, mantendo as operações dos nossos clientes."

 

Entrevistas virtuais aumentam aprovações e diminuem rotatividade
Entrevistas virtuais aumentam aprovações e diminuem rotatividade, diz pesquisa
(Foto: Reprodução)

Mercado aponta que inteligência artificial também vai reduzir rotatividade de pessoal

No caso da Atento, a empresa possui um sistema de rastreamento de candidatos (ATS - Applicant Tracking System) e inteligência artificial, que permite um processo ágil e personalizado, que visa potencializar o recrutamento dos profissionais. 

Segundo estimativas da Industry Research, informadas pela Atento, esse mercado atingirá um valor superior a 1,1 bilhão de dólares até 2026. 

Também estima-se que a implementação desses sistemas reduzirá a rotatividade de pessoal em cerca de 10%. Ou seja, aumentará a permanência dos colaboradores em mais 6 meses nas empresas.

+ Na pandemia, empresas investem na qualificação dos profissionais

Outro aspecto afetado com esse novo cenário diz respeito ao treinamento de novos profissionais, outro desafio para as organizações. Para isso, metodologias como treinamento neural, podcasts, videoblogs e jogos são utilizadas por meio de plataformas online. 

Conforme revelado pela Atento, o recrutamento virtual de pessoal está em pleno crescimento e os dados comprovam a eficácia destes novos processos. Segundo a empresa, só em 2020, no Brasil, cerca de 60 mil candidatos se inscreveram na sua plataforma de seleção.