Sem concurso João Pessoa PB, seleção com 824 vagas é suspensa

Em meio aos preparativos de um novo concurso João Pessoa, a prefeitura suspendeu o processo seletivo temporário, com 824 vagas.

Autor:
Publicado em:27/02/2020 às 08:58
Atualizado em:27/02/2020 às 08:58

À espera do novo concurso João Pessoa, na Paraíba, a prefeitura neste mês um processo seletivo para a contratação de 824 profissionais temporários. No entanto, a seleção está suspensa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu em cumprimento de uma decisão da Justiça Federal da Paraíba. Desta forma, o processo seletivo, com vagas para o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (CHMGTB), está suspenso. 

"A decisão judicial, que atende reclamação do Conselho Regional de Odontologia (CRO), será analisada pela Procuradoria Jurídica e Controladoria Geral do Município para a adoção das providências pertinentes", informou a SMS de João Pessoa em resposta à FOLHA DIRIGIDA.

Tudo indica que os salários oferecidos tenham sido o principal motivo para a reclamação do Conselho Regional de Odontologia. Os ganhos, além de estarem abaixo do salário mínimo, não estavam de acordo com as carreiras de nível superior. Os valores variavam entre R$1.039 e R$ 7.500.

O processo seletivo resultava de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado. As 824 vagas estavam distribuídas por cargos de todos os níveis de escolaridade, sendo eles:

  • Nível fundamental: artífice (oito vagas), auxiliar de copa e cozinha (37), auxiliar de serviços gerais (81), costureiro (uma), cozinheiro (três) e maqueiro (20);
  • Nível médio: agente administrativo (68), almoxarife (uma), arquivista (uma), auxiliar de farmácia (25), condutor de ambulância (quatro) e vigilante (70);
  • Nível médio técnico: técnico de imobilização ortopédica (15), de laboratório de análises clínicas (sete), em enfermagem (180), em informática (uma), em radiologia (23) e em segurança do trabalho (uma);
  • Nível superior: assistente social (13), biomédico (quatro), cirurgião dentista (uma), enfermeiro (90), farmacêutico-bioquímico (duas), fisioterapeuta (25), fonoaudiólogo (duas), médico - diversas especialidades (124), nutricionista (12) e psicólogo (cinco).


As inscrições para o processo seletivo de João Pessoa PB seriam aceitas até as 23h59 desta quinta-feira, 27, por meio do site do município. Não havia taxa de inscrição. Os candidatos seriam avaliados por meio de provas objetivas e de títulos. O exame de múltipla escolha estava previsto para o dia 18 de abril.

João Pessoa suspende processo seletivo (Foto: Dayse Euzebio)
João Pessoa suspende seleção com 824 vagas (Foto: Dayse Euzebio)

 

Concurso João Pessoa PB está previsto

O processo seletivo suspenso pela prefeitura precederia, segudo o município, o novo concurso João Pessoa para servidores efetivos. Em 2019, a Administração Municipal anunciou a seleção com 1.159 vagas.

Na ocasião, o prefeito Luciano Cartaxo destacou que a oferta será para diferentes áreas de atuação profissional, em todos os níveis de escolaridade. Prioritariamente, a seleção atenderá as secretarias de Saúde e Educação, com a contratação de médicos, enfermeiros e professores. 

Para Educação, por exemplo, serão contempladas 700 novas vagas, sendo 400 para professor (superior), 200 de auxiliar de sala de aula (médio) e 100 para berçarista (fundamental).

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Já na área da Saúde serão abertas 399 vagas para os cargos de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, biomédico, cirurgião dentista, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Além de técnico em radiologia, laboratório e imobilização ortopédica.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Lauro Montenegro, o concurso terá editais específicos por área da gestão.

"As seleções vão ocorrer por área administrativa da gestão, sempre com editais específicos. O anúncio, feito já este ano, irá permitir que os interessados tenham ainda mais de tempo de preparação para as provas", apontou o secretário.

Abaixo, confira os cargos do concurso por secretaria e escolaridade:

CARGO SECRETARIA VAGAS ESCOLARIDADE
Analista de TI CCC-GAPRE 4 Nível superior
Analista de TI SEPLAN 5 Nível superior
Agente de Mobilidade Urbana SEMOB 43 Nível superior
Contador SEFIN 8 Nível superior
Médico Trauminha 69 Nível superior
Assistente social em sáude Trauminha 9 Nível superior
Biomédico Trauminha 2 Nível superior
Cirurgião Dentista Trauminha 1 Nível superior
Enfermeiro Trauminha 60 Nível superior
Fisioterapeuta Trauminha 14 Nível superior
Nutricionista Trauminha 8 Nível superior
Psicologo Trauminha 3 Nível superior
Tecnico de Enfermagem Trauminha 122 Técnico
Técnico em laboratório Trauminha 4 Técnico
Técnico em radiologia Trauminha 13 Técnico
Tecnico em Imobilização Ortopedica Trauminha 10 Técnico
Enfermeiro ICV 32 Nível superior
Técnico de Emfermagem ICV 52 Técnico
Professor Educação Basica I SEDEC 400 Nível superior
Aux Sala de Aula SEDEC 200 Nível médio
Berçarista SEDEC 100 Nível fundamental
    1159