Sem concurso vigente, Telebras tem quadro de pessoal fixado
A estatal Telebras teve o limite do seu quadro de pessoal aprovado nesta quarta-feira, 24, e portaria pode indicar novas contratações.
Autor:
Publicado em:24/06/2020 às 07:00
Atualizado em:24/06/2020 às 07:00
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24, a portaria que fixa um novo quantitativo para o quadro de pessoal da Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras). São mais de 400 postos de trabalho, sendo 371 do quadro permanente, que inclui contratações por meio de concurso.
Conforme estabelecido na publicação, é responsabilidade da própria Telebras gerenciar seu quadro, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados. Ou seja, a estatal tem autonomia para fazer um concurso.
Assim como acontece todos os anos com a Ebserh, outra estatal do Governo Federal, a fixação do quadro de pessoal pode indicar a proximidade de novas contratações. Mas até o fechamento desta matéria, a Telebras não informou se vai publicar um novo edital com vagas efetivas.
Vale destacar que a última seleção, aberta em 2015, perdeu validade em fevereiro deste ano. A estatal também estava nos planos de privatização do Governo Federal. O regime de contratação da empresa é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Conforme estabelecido pela portaria (Nº 14.969), o quadro da empresa fica fixado com um limite de 428 cargos. Sendo que 57 são do quadro transitório, cujos postos de trabalho serão extintos assim que ficarem vagos.
Os outros 371 postos são do quadro permanente e podem ser preenchidos com empregados admitidos via concurso público, bem como funções comissionadas, cedidos para outros órgãos, requeridos de outros órgãos, temporários etc.
Ainda não se sabe quantos cargos, desses 371, estão vagos atualmente. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA já entra em contato com a Telebras para saber sobre perspectivas para um novo concurso, mas novas informações não foram anunciadas até a publicação desta matéria.
Se a seleção ocorrer, a expectativa é que contemple vagas de níveis médio e superior, como foi nos últimos editais publicados pela empresa.
Telebras tem quadro de pessoa fixado e cresce expectativa por concurso
(Foto: Reprodução)
Último concurso Telebras perdeu validade em fevereiro
O último edital para contratação de empregados efetivos da Telebras foi publicado em 2015. Mas a seleção teve seu prazo de validade expirado em fevereiro deste ano, o que pode ser tido como um ponto em favor de um novo edital.
Na seleção anterior, a estatal ofereceu 39 vagas para lotação em Brasília, além de formar um cadastro de reserva. Até fevereiro, quando a validade expirou, mais de 100 portaria já haviam sido publicadas convocando aprovados no concurso.
As oportunidades do concurso 2015 eram para especialistas em diversas áreas, com exigência de nível superior, e técnicos, também em várias especialidades, com chances nos níveis médio e técnico.
Para as carreiras de nível superior o salário, com base em dados de 2015, era de R$6.929,58. Já para os níveis médio e técnico os ganhos básicos eram de R$2.612,64, todos com carga semanal de trabalho de 40 horas.
Além do salário, os empregados da estatal ainda podem receber benefício como auxílio creche; benefício-farmácia; plano de previdência complementar, opcional e ticket alimentação/refeição.