SES RJ busca candidatos a voluntariado no combate ao Coronavírus

Serão selecionados médicos, profissionais e estudantes da área da saúde

Autor:
Publicado em:18/03/2020 às 15:00
Atualizado em:18/03/2020 às 15:00

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) em ação conjunta com o Gabinete de Crise de Enfrentamento do Coronavírus, abriu vagas para trabalho voluntário na área da saúde. Podem se inscrever médicos, profissionais e estudantes da área da saúde.

Os selecionados vão atuar no combate à Covid-19, na assistência de pacientes com o novo Coronavírus e reforçarão as equipes das unidades de atendimento em todo o Estado.

Os interessados devem se candidatar por meio da página da seleção, gratuitamente, a partir desta quarta-feira, 18. No site há um campo para preenchimento dos dados pessoais.

É importante o cadastro correto do telefone e e-mail, pois serão os canais pelos quais a SES RJ entrará em contato com os candidatos. A secretaria não informou prazo final para a inscrição.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o apoio dos voluntários será fundamental no momento delicado que a saúde pública do Rio de Janeiro enfrenta.

“Estamos passando por um momento de exceção. Nenhum sistema de saúde no mundo está preparado para o aumento expressivo da demanda por atendimento de emergência como estamos vendo. Por isso, estamos convidando os profissionais de saúde que não integram nosso quadro de funcionários para que possam se juntar a nós para combatermos a nova doença. A solidariedade fará a diferença para salvarmos vidas.”

Médico (Foto: Reprodução)
Rio procura profissionais voluntários para o combate ao Coronavírus
(Foto: Reprodução)

 

Rio decretou estado de emergência

Nessa segunda-feira, 16, o Governo Estadual decretou estado de emergência devido à pandemia do novo Coronavírus. Além disso, recomendou a limitação em até um terço da lotação atual de bares e restaurantes. 

Shopping centers e centros comerciais também têm a orientação de fechar suas lojas. As praças de alimentação nesses estabelecimentos passariam a funcionar com redução de 30% do horário. 

As medidas, anunciadas pelo governador Wilson Witzel, constam do Decreto nº 46.973, publicado na terça-feira, 17, no Diário Oficial do Estado.

Por conta dessas medidas de distanciamento social, até mesmo processos seletivos estão sendo afetados. Diversas empresas vem liberando seus colaboradores para trabalharem em home office ou mesmo dispensaram a prestação de serviço. 

Home office: veja dicas de como ser bem sucedido trabalhando em casa 

O decreto ainda determina o fechamento de academias, equipamentos e pontos turísticos, museus, o Pão de Açúcar e o Corcovado, entre outras recomendações. No Rio, a SES já confirmou o 25º caso do novo Coronavírus (Covid-19).

“A população precisa ficar em casa. Só assim poderemos conter essa epidemia. Se isso não acontecer, teremos outros casos semelhantes ao deste idoso. Precisamos proteger nosso pais e avós, que são mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

O Estado do Rio de Janeiro encontra-se no nível 2 do seu plano de contingência. Na capital, já foram registrados casos de transmissão comunitária.