Como fazer simulado em casa para o Exame da Ordem?
Saiba como realizar um simulado para o Exame da OAB e veja dicas para deixar a técnica de estudos mais eficiente.
Autor:
Publicado em:06/10/2020 às 10:25
Atualizado em:06/10/2020 às 10:25
Se você está se preparando para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é importante testar a sua evolução nos estudos. Por isso, além da teoria e revisão, é necessário realizar exercícios práticos.
Entre as técnicas utilizadas para praticar os conteúdos estudados, o simulado ganha destaque. Isso porque, além de ser possível mensurar os seus acertos e erros, você vai ter uma experiência mais realista da prova.
As simulações de prova ajudam a relembrar e fixar o que foi todos os temas que foram estudados e, além disso, auxiliam no controle de tempo. Mas você sabe como realizar um simulado para o Exame da Ordem?
Para te ajudar nessa, a Folha OAB organizou um passo a passo com algumas dicas que vão te ajudar a simular o exame sem sair de casa:
1º passo - organize o seu espaço
Para poder fazer um simulado, você precisa ter um espaço adequado para realizar a prova. Separe um canto da sua casa - com mesa e cadeira - em que você consiga ficar sozinho por algumas horas.
É importante que esse espaço seja iluminado e silencioso. Se você mora com outras pessoas, converse com elas e explique que você precisará ficar um tempo sem ser interrompido.
Simulado da OAB ajuda a fixar conteúdos e controlar tempo
(Foto: Unsplash)
2º passo - escolha a prova do simulado
A Fundação Getulio Vargas (FGV), atual organizadora do exame, disponibiliza as provas e gabaritos antigos em seu site. Realizar o simulado com as avaliações da própria banca vai te ajudar a entender o grau de dificuldade das questões e como elas são cobradas.
No caso da 1ª fase, a avaliação é dividida em quatro tipos, que alteram apenas a ordem das questões. Já na 2ª fase, as provas estão divididas entre as sete áreas de conhecimento disponíveis para a escolha do candidato.
Para ter acesso aos documentos, basta entrar no site da FGV, escolher uma das edições do exame disponíveis, depois clicar em uma seccional (como os exames foram unificados, não há diferença entre elas) e, por fim, procurar pelas provas que estarão na parte final da página.
Feito isso, a dica é que você imprima a avaliação. No entanto, caso não tenha acesso à impressora e/ou condições financeiras para bancar a impressão do arquivo, você pode ler a prova através de um dispositivo eletrônico (celular, tablet, computador...) e responder em uma folha de papel.
3º passo - separe os itens necessários
A ideia do simulado é ser o mais parecido possível com o exame. Por isso, você deve ter em mãos apenas os materiais que são permitidos pela banca. Então separe as canetas, além de água e algo para comer.
Se a simulação for da 2ª fase, você poderá consultar materiais, desde que não estejam com anotações ou comentários. Esse também é um bom momento para treinar a sua habilidade com a consulta.
Quer uma preparação exclusiva para o Exame da OAB?
4º passo - marque o tempo
O tempo é um fator que merece destaque, pois cada uma das duas fases do Exame da Ordem tem duração de cinco horas. O simulado vai te ajudar a ter noção de como conduzir o tempo da melhor forma possível.
Portanto, tenha em mãos um relógio ou celular para marcar o tempo do simulado. Uma dica interessante é, se possível, começar a simulação no mesmo horário que o exame acontece (13h).
Tente usar a cronometragem para mensurar o tempo que está gastando para realizar toda a prova. Caso não esteja conseguindo fazer tudo durante as cinco horas, tente ver em quais pontos é possível melhorar.
Na 2ª fase, por exemplo, o especialista em OAB Fabrízio Rubinstein indica que não seja feito um rascunho para depois passar o texto a limpo, pois isso gasta um tempo que você não tem. O ideal, nesse caso, é montar um esqueleto de ideias e começar a escrever no caderno de respostas.
5º passo - faça o simulado
Com um espaço organizado, a prova e os itens necessários em mãos e um cronometro para marcar o tempo, você vai começar a fazer o simulado. Quando der início a avaliação, você deve agir como se estivesse no dia da prova.
Se você ver uma questão que não sabe responder, não trapeceie olhando o gabarito, pois só estará enganando a você mesmo. Esse é o momento para errar e descobrir quais são os seus pontos fracos.
Faça você mesmo a correção, utilizando o gabarito da FGV. Volte para os estudos e revise os conteúdos em que você apresentou maior dificuldade, depois faça outros simulados e vá observando a sua evolução.