Sisu divulga os cursos mais procurados pelos candidatos

Medicina, Direito e Administração são os cursos mais procurados pelos estudantes

Autor:
Publicado em:16/02/2020 às 21:40
Atualizado em:16/02/2020 às 21:40

O Sisu  - Sistema de Seleção Unificada divulgou os cursos mais procurados pelos candidatos com base nas inscrições feitas pelos estudantes em 2020. A pesquisa foi feita através de uma comparação entre a  média dos anos anteriores e a quantidade de inscritos para a quantidade de vagas disponíveis. As informações constam no site do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade.

Medicina - mais de 163 mil inscritos/ 4.882 vagas

A profissão lidera o ranking há anos. Um dos motivos que se dá essa preferencia é o valor de mercado. O salário desses profissionais pode influenciar bastante na escolha final do curso.

Quem sonha em se formar em medicina, além da graduação, precisa cumprir o estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência, com duração mínima de dois anos, com 30% da carga horária cumprida no SUS.

Os estudantes devem ser avaliados, por meio da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), a cada dois anos (no segundo, quarto e sexto anos). O primeiro exame já ocorreu em 2016. Cerca de 91% dos estudantes encontram-se no nível de proficiência adequado.

O exame se tornou imprescindível para a diplomação do bacharel e seu resultado conta como parte do processo de classificação para os exames de residência médica. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção ideal em um país é de um médico para cada mil habitantes. No Brasil, com cerca de 440 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Medicina, a relação é de dois para cada mil habitantes.

Na graduação, o aluno tem matérias básicas como anatomia, bioquímica, fisiologia e patologia. Outras disciplinas são bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras.

Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas já no início do curso. Mas lidar com pacientes, só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento.

Nos últimos dois anos, os alunos passam pelo internato, considerado o estágio do curso de Medicina, com aulas práticas nas grandes áreas médicas (clínica médica e cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e atenção primária à saúde).

Os alunos vivenciam atendimento nas UBSs, ambulatórios, hospitais, centros cirúrgicos, prontos-socorros e UTIs. Depois de formado, os dois anos de residência médica são para quem quiser obter uma especialização.

Medicina é o curso mais procurdo por estudantes
(Foto: Pixabay)

Direito - mais de 146 mil inscritos/ 6.900 vagas

Direito é a segunda profissão mais cobiça pelos estudantes.  Com duração de 5 anos, período exigido pelo MEC, os alunos obtêm conhecimentos teórico, técnico e prático sobre a Legislação Brasileira e Internacional. Por meio de uma visão crítica, os estudantes também adquirem consciência social e política e, após formação na faculdade e aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o especialista poderá ser advogado ou seguir uma carreira jurídica, pois será bacharel e estará habilitado para atuar em diversas áreas de atuação. 

Entre as funções que podem ser exercidas pelas pessoas formadas em Direito, destacam-se dar aulas em cursos Técnicos e Superiores, trabalhar nos setores privado e público, em consultorias e seguir a área diplomática. Para àqueles que buscam estabilidade, após a aprovação em concurso público, poderão ser juízes, promotores ou delegados de polícia. Para exercer as funções de juiz, os interessados deverão ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.   

Administração -  mais de 99 mil inscritos/ 9.134 vagas

O terceiro curso mais procurado é Administração. A duração do curso de bacharelado em Administração é de quatro anos e pode ser feito em modalidade presencial ou a distância.

O campo de trabalho do administrador é amplo e o bacharel enfrenta poucas dificuldades para se empregar. O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas, de diferentes portes, e todas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. Mesmo em tempos de crise, esse graduado é uma peça-chave no mundo dos negócios, já que sua função principal é otimizar os recursos da organização.

As áreas mais promissoras são auditoria, em que o profissional fica de olho nos processos de transparência da empresa; tributação, que cuida do pagamento e recolhimento de impostos; gestão financeira e de recursos humanos.

Além da concorrência de cada curso, ainda existe uma grande concorrência entre os ensinos das universidades, isso ocorre porque algumas universidade ficam em um rancking maior no ensino nacional.

UFC – Universidade Federal do Ceará;
UFMA – Universidade Federal do Maranhão;
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.