A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) realiza um novo processo seletivo para contratação temporária de profissionais. A oferta é para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
O número total de vagas não foi informado. A Secretaria irá convocar os aprovados conforme a necessidade e o orçamento disponível. A contratação será pelo prazo máximo de 12 meses para regência de turmas.
As inscrições ficarão abertas de 10 a 16 de agosto, pelo site de Contratações temporárias da SME São Paulo. Não será cobrada taxa.
Os profissionais poderão se inscrever apenas em uma Diretoria Regional de Educação. Confira os requisitos de cada carreira a seguir:
Professor de Educação Infantil
-
Requisitos: Diploma registrado da habilitação para o Magistério, correspondente ao Ensino Médio ou Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Normal Superior e os respectivos históricos escolares.
Professor de Ensino Fundamental I
-
Requisitos: Diploma registrado da habilitação para o Magistério, correspondente ao Ensino Médio ou Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Normal Superior e respectivos históricos escolares.
Professor de Ensino Fundamental II e Médio
-
Requisitos: Diploma registrado da habilitação específica para a função/disciplina, devidamente apostilada, ou certificado de conclusão do Programa Especial de Formação Pedagógica; contar com Registro no Conselho Regional de Educação Física/CREF, no caso do candidato à regência de aulas de Educação Física.
Caso o profissional se interesse por atuar nas Escolas Municipais de Educação Bilingue Surdos (EMEBS) também será necessário apresentar: certificado de especialização e/ou habilitação específica em Educação da Deficiência da Audiocomunicação obtida em nível superior, em cursos de graduação ou pós graduação “lato sensu” de, no mínimo, 360 horas.
Os salários iniciais são de R$2.379,56 para professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e R$2.874,48 para professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Há reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.
Não podem se candidatar: gestantes e lactantes; maiores de 60 anos; portadores de qualquer doença ou outra condição de risco de desenvolvimento de sintomas mais graves decorrentes da infecção pelo coronavírus, nos termos definidos pelas autoridades de saúde e sanitária;
Além de deficientes que estejam no grupo de risco, nos termos definidos pelas autoridades de saúde e sanitária.
Confira abaixo os comunicados pela abertura das vagas temporárias na SME SP:
SME SP: candidatos serão pontuados por experiências profissionais
Para fins de pontuação e classificação, serão utilizados os seguintes critérios:
-
Tempo de docência no magistério municipal de São Paulo: 2,0 pontos por dia;
-
Tempo de docência no magistério particular ou público estadual, federal ou de outro município: 1,0 ponto por dia.
A Diretoria Regional de Educação deverá afixar as listagens da classificação prévia dos inscritos em local visível e de fácil acesso ao público, no dia 24 de agosto, assegurando o direito do candidato à interposição de recurso contra a pontuação/ classificação, nos dias 25 e 26 de agosto.
Após a contratação, e com vistas a atender a necessidade de regência, o professor poderá ser remanejado entre as Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação de inscrição/exercício ou, ainda, para outra Diretoria Regional de Educação.
Concurso SME SP com mais de 3 mil vagas efetivas está autorizado
Em novembro de 2021, a Prefeitura de São Paulo autorizou a abertura de um novo concurso SME SP. A oferta será para preenchimento de 3.250 vagas efetivas.
Desse total, 1.270 são para o cargo de professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e 1.980 para professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora do novo concurso. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Município de 27 de julho.
Com isso, a FGV ficará responsável por receber as inscrições da seleção em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Ainda não há um prazo oficial para publicação do edital. Porém, de acordo com nota publicada pela própria prefeitura, as nomeações de aprovados estão previstas para o final deste ano ou início de 2023.
"O prefeito já autorizou a realização de concurso público para mais 3.250 profissionais com nomeações para final de 2022 ou início de 2023”, consta na nota.