Start Gerdau treina jovens para o mercado de trabalho. Inscreva-se!
Empresa recebe inscrições em curso gratuito nas áreas Administrativa e de Tecnologia para capacitar jovens para o mercado de trabalho.
Autor:
Publicado em:26/08/2020 às 16:30
Atualizado em:26/08/2020 às 16:30
Você é jovem, morador da cidade do Rio de Janeiro e está em situação de vulnerabilidade social? A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, tem te capacitar e preparar para o mercado de trabalho.
É a nova turma do Start Gerdau, um curso gratuito que promove formação e capacitação profissional, com aulas online e presenciais, além de mentoria por seis meses e mais.
Para poder participar, é preciso estar dentro dos seguintes requisitos:
Ter entre 18 e 24 anos de idade;
Ensino médio completo ou em fase de conclusão;
Estudar em instituição da rede pública;
Fazer parte de núcleo familiar com renda inferior a um salário mínimo por pessoa; e
Nesta edição especificamente, o programa é voltado apenas para os jovens da cidade do Rio de Janeiro. Os interessados podem se candidatar por meio da página do curso na internet, até o dia 11 de setembro.
O Start Gerdau é uma iniciativa da empresa em parceria com o projeto Start, realizado em colaboração com o Instituto Ser+ e apoiado pela Accenture.
Alunos vão receber auxílio e a meta é empregar 70% dos formados
A meta da Gerdau é alcançar a empregabilidade de 70% dos alunos em áreas Administrativas e de Tecnologia, gerando novas oportunidades e fomentando o acesso ao ecossistema da economia digital.
Além disso, no intuito de assegurar condições de igualdade no mercado, as turmas deverão ter 55% de presença feminina para serem iniciadas. Os selecionados receberão ainda auxílios como material pedagógico e convênio odontológico.
Os formados pelo programa serão encaminhados para processos de recrutamento nas empresas parceiras e terão acompanhamento da equipe do Ser+ por até seis meses após o fim do curso.
Curso gratuito para jovens de baixa renda recebe inscrições até dia 11
(Foto: Reprodução)
Em julho, a Gerdau concluiu sua primeira turma no projeto Start. Paulo Boneff, head de Responsabilidade Social da Gerdau, conta que a companhia tem apoiado projetos que capacitem atuais e futuros empreendedores. Ao todo, foram mais de 100 horas doadas pelos profissionais da empresa para realizar as mentorias da turma inicial.
"Iniciamos a parceira com o Instituto Ser+ e a Accenture neste ano por compreendermos que a iniciativa está alinhada com nossos esforços para potencializar o empreendedorismo e a transformação social a partir da educação. Nosso trabalho para empoderar pessoas envolve o estímulo ao desenvolvimento profissional e a inclusão social de jovens da periferia."
A nova turma do Start Gerdau terá início na terceira semana de setembro. A duração será de aproximadamente três meses (200 horas), de modo que tem previsão para encerrar na metade de dezembro.
As aulas serão híbridas: à distância e no formato presencial. Neste segundo caso, com turmas reduzidas, seguindo os protocolos de distanciamento social e alinhadas às decisões do Governo do Estado e da Prefeitura.
Os alunos farão exercícios de qualificação em habilidades técnicas e comportamentais, especialmente focadas em Administração, Inovação e Tecnologia. As sessões on-line serão realizadas por meio da plataforma Cisco Webex e as presenciais estão previstas para ocorrer na ONG Ser Cidadão, no bairro de Santa Cruz.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Gerdau também contribui com o projeto dando mentorias on-line e presenciais realizadas. Elas serão realizadas por colaboradores voluntários da companhia. Os mentores auxiliam os participantes, por exemplo, no desenvolvimento do projeto que é apresentado no final do curso e compartilham suas experiências profissionais.