O concurso TJ RJ, para técnicos e analistas judiciários, deve ter suas provas aplicadas no início de 2026. A informação foi confirmada pelo secretário-geral de Gestão de Pessoas do tribunal, Gabriel Albuquerque Pinto, durante o 8º Congresso do Sind-Justiça RJ.
Ele também ratificou a escolha da FGV como banca organizadora e afirmou que os trabalhos estão avançados para a realização do novo concurso.
"Estamos em tratativas avançadas com a Fundação Getulio Vargas para fazermos o concurso de servidor. A prova vai ser logo no início do ano que vem e, dois ou três meses depois, teremos o cadastro de aprovados pronto para a convocação”, afirmou o secretário.
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou ao Qconcursos Folha Dirigida que o processo de contratação da banca organizadora do concurso TJ RJ está em processo de conclusão.
A declaração sobre as provas do concurso foi dada em resposta a questionamentos sobre o Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA), que será implementado após a homologação do concurso e a convocação dos primeiros aprovados.
Segundo Gabriel Pinto, entre 800 e 1.000 servidores devem aderir ao programa. Para suprir a saída em massa, o tribunal já planeja convocações escalonadas.
“Eu sei que até o dia 1º de maio vamos ter convocado pelo menos umas 400 pessoas e, depois, faremos outra convocação para mais 400. Vai sair mais gente do que eu consigo colocar para dentro de uma só vez. Então, teremos que fazer chamadas paulatinas para recompor a mão de obra perdida”, explicou.
Comece sua preparação para o concurso TJ RJ com videoaulas, apostilas digitais, questões, simulados e mais. Acesse aqui!

Preparativos do concurso TJ RJ avançam e novo edital fica iminente
(Foto: PGE)
Presidente do TJ RJ prevê até 1.200 nomeações
No mesmo evento, o presidente do TJ RJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, destacou que até 1.200 aprovados deverão ser nomeados até março de 2026.
“Estamos já na fase de contratação para realização do próximo concurso para preenchimento dos cargos efetivos da carreira. Garanto a todos vocês que até março do ano que vem, no máximo, vamos fazer a nomeação de cerca de 1.200 novos servidores. Essa é a meta”, disse o presidente.
Com as provas previstas para 2026, o edital do concurso TJ RJ precisa ser publicado ainda em 2025. Isso garantirá tempo hábil para inscrições, aplicação das provas e homologação do resultado, antes das convocações previstas para o próximo ano.
► Baixe e-book com questões gratuitas para estudar para o concurso TJ RJ!
