Terceirização se apresenta como forte tendência no pós-pandemia

Retomada da economia no pós-pandemia deve fazer crescer a procura pelo serviço de terceirização. Tecnologia da Informação é destaque!

Autor:
Publicado em:26/02/2021 às 09:00
Atualizado em:26/02/2021 às 09:00

Em razão da pandemia do Coronavírus, muitas empresas reduziram o quadro de colaboradores para acompanhar a queda das operações. Mesmo com a estimativa de retomada da economia e das atividades, a velocidade das contratações não deve seguir o mesmo ritmo.

Esse cenário abre oportunidades para as empresas que oferecem serviços de terceirização de mão de obra. Segundo Julio Pita, gerente Comercial da Fix Facilities, a expectativa da companhia é crescer 34% em faturamento em 2021, impulsionada justamente por uma maior procura pela terceirização.

A Fix Facilities, por exemplo, atua com atividades como manutenção predial, manutenção industrial, serviços de apoio administrativo, serviços de apoio a processos produtivos e até mesmo limpeza e jardinagem.

Julio Pita explica que, em 2020, houve queda nos serviços voltados para o chamado mercado soft, que envolve atividades desenvolvidas em centros de compras, shoppings e prédios corporativos, devido às restrições impostas pela Covid-19.

"Como alternativa, redirecionamos então nossos esforços para o atendimento aos serviços de facilities hard, mais voltados para a indústria", destaca.

 

Terceirização de mão de obra e serviços desponta na pandemia da Covid-19
Terceirização de mão de obra e serviços desponta na pandemia
da Covid-19 (Foto: Divulgação)

 

Com essa mudança, a empresa conseguiu atravessar o ano passado, apresentando crescimento de 12% no faturamento.

"Muitas empresas prestadoras de serviços sofreram fortes impactos com a perda de escopo em seus negócios e foram forçadas a reestabelecer margens por meio da majoração de preços. Isso movimentou o mercado tomador de serviços na busca por opções", destaca Pita.

Mercado de terceirização ainda pode ser expandido

Segundo o gerente Comercial da Fix Facilities, além das oportunidades apresentadas pela retomada do mercado soft, existe muito a se explorar também na indústria. O setor agrícola, conforme informado por Julio Pita, tem mostrado forte tendência de crescimento, assim como os setores de embalagens e alimentício.

"Independentemente da realidade do mercado, atuamos sempre na perspectiva de gerar valor aos nossos clientes. Nesse sentido, não deixamos que condições adversas nos limitem na nossa visão de futuro", conclui o gerente Comercial.

A Fix Facilities iniciou suas operações em 2013, focada em serviços técnicos e soluções customizadas para os mais variados segmentos da economia. Em 2020, a empresa teve um reposicionamento de marca, alterando seu nome de Quality Facilities para Fix.

Sua forma de atuação tem como principais pilares a excelência em segurança, o respeito e o apoio ao desenvolvimento das pessoas, a aplicação tecnológica. Além da gestão por meio da tecnologia, a inteligência operacional e a busca por resultados financeiros agressivos.

Newsletter Folha+

Terceirização de TI para driblar pandemia

A quarentena provocada pelo Coronavírus impulsionou a criação de novos negócios online. Cenário favorável para as empresas, que aumentaram seu faturamento como para as startups que ofereceram soluções em Tecnologia da Informação (TI).

Diante da falta de profissionais qualificados para TI, a terceirização surge como uma solução que as empresas podem contar. A chance de trazer mão de obra qualificada para projetos pontuais é chamada de outsourcing.

O que é considerado bastante favorável para as empresas. Uma vez que, com a contratação de profissionais especializados, a meta do negócio é atingida de forma mais fácil, com menos tempo e esforço.

Muitas startups de tecnologia despontaram diante desse cenário. Elas oferecem otimização dos prazos de entrega dos projetos, de forma a unir metodologia ágil com o conhecimento técnico e sênior.  

O que + você precisa saber sobre TI:

Carregando...