Conforme reforçado pela própria Casa Legislativa, o quadro geral da PMERJ passará a contar com 60.471 integrantes, distribuídos da seguinte forma:
- 79 coronéis
- 291 tenetes-coronéis
- 732 majores
- 871 capitães
- 1.008 primeiros-tenentes
- 1.360 segundos-tenentes
- 663 subtenentes
- 1.201 primeiros-sargentos
- 2.592 segundos-sargentos
- 4.060 terceiros-sargentos
- 10.128 carbos
- 37.486 soldados
Além de promover uma readequação no quadro, a proposta visa à valorização dos policiais e oficiais psicólogos, visto que, segundo dados apresentados pelo secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, o número de policiais afastados por problemas psicológicos chega a 5% (cerca de 2 mil).
Os números foram apresentados em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Segundo o secretário, os casos de mortes autoprovocadas entre policiais correspondem a um índice quatro vezes maior do que o verificado na população civil.
Na justificativa do projeto, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou que a proposta não gera aumento de despesa, promovendo apenas um equilíbrio e uma compensação entre a exclusão de postos e a criação de novos cargos, sobretudo para as carreiras de enfermeiro e psicólogo.
De acordo com a Alerj, caso o texto receba emendas parlamentares, a proposta será retirada de pauta.
Novo concurso PMERJ está previsto para 2026
Em setembro, o Governo do Rio de Janeiro voltou a reforçar a realização de um novo concurso PMERJ em 2026, com vagas para o quadro de soldados.
A informação já havia sido antecipada com exclusividade pelo Qconcursos Folha Dirigida, em abril deste ano.
No mês de maio, o governador Cláudio Castro confirmou a realização de um novo concurso no ano que vem.
"Reitero meu compromisso, vamos chamar 4 mil policiais deste concurso. Em 2026, vem um novo concurso, para que novas pessoas tenham a oportunidade de ingressar nessa corporação", disse Castro.
Há a expectativa de que o concurso PMERJ seja destinado ao provimento de 4 mil vagas, sendo 2 mil imediatas e as demais para a formação do cadastro de reserva.
De acordo com a corporação, os preparativos ainda estão em fase inicial, e detalhes como cronograma e requisitos serão divulgados posteriormente.
Apesar dos anúncios, até o momento uma autorização oficial não foi dada. Enquanto isso, o chamamento dos aprovados do último concurso, realizado em 2023/2024, segue em andamento.
Black Friday Qconcursos: até 64% OFF para você começar a estudar hoje. Confira!

Readequação de quadro da PMERJ pode ser votado nesta quarta, 29
(Foto: Divulgação)
Veja requisitos e salários do soldado da PMERJ
Até o último concurso, a carreira de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apresentava os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos*, até o primeiro dia de inscrição do concurso, considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
No entanto, recentemente, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por maioria, declarar inconstitucional a Lei Estadual 9.546/2022, que fixava a idade máxima de 32 vagas para ingresso por meio dos concursos CBMERJ e PMERJ.
Desta forma, os próximos concursos PMERJ podem não trazer mais o requisito de idade.
No momento, o salário inicial do soldado é de R$5.233,88, após o curso de formação.
