Teresina-PI nomeia comissão de concurso para Educação com 140 vagas

A capital do Piauí formou comissão organizadora de novo concurso com 140 vagas para professores de ensino fundamental. Edital este ano!

Autor:
Publicado em:11/10/2019 às 15:56
Atualizado em:11/10/2019 às 15:56

A Prefeitura de Teresina, capital do Piauí, deu o primeiro passo para abertura de novo concurso com 140 vagas para Secretaria de Educação (SEMEC). No Diário Oficial do Município de quinta-feira, 10, foi publicada a comissão organizadora da seleção. 

O grupo é formado por profissionais das Secretarias de Educação e Administração, além da Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria de Administração (SEMA). A nomeação da comissão também confirma que o concurso Educação de Teresina-PI será aberto ainda este ano.

Ao todo, serão 30 vagas para professor do primeiro ciclo, para atuação na Educação Infantil e anos iniciais do 1º ao 5º ano. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana.  

Além de 110 vagas para professor de segundo ciclo para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. A carga será de 20 horas semanais. Os aprovados serão distribuídos entre todas as unidades da rede pública de ensino de Teresina. 

Teresina-PI realizará novo concurso para Secretaria de Educação
ainda em 2019 (Foto: Divulgação)

 

O município ainda não informou a data de publicação do edital, assim como a escolaridade e os salários oferecidos. A comissão organizadora, agora, será responsável por elaborar o projeto básico do concurso. 

Esse documento, também conhecido como termo de referência, funciona como um espelho para o edital. Ele contém informações importantes, como por exemplo, vagas, cargos, remunerações, estrutura de provas e calendário previsto.

Depois de aprovado, o termo de referência é usado no processo de escolha da banca organizadora. Em geral, somente após a contratação da banca, o edital do concurso poderá ser publicado em Diário Oficial.

+ Assine a Folha Dirigida e aumente suas chances de aprovação
+ Prefeitura de Teresina-PI poderá abrir concurso em 2020 com 639 vagas

Teresina-PI prepara outro concurso com 78 vagas

A Prefeitura de Teresina também tem comissão formada para novo concurso com 78 vagas. Nesse caso, a oferta será para a Procuradoria Geral (PGM), Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMT) e Fundação Wall Ferraz (FWF). 

Para a Procuradoria Geral do Município (PGM), por exemplo, serão seis oportunidades para procurador. A carreira exige nível superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A seleção para Teresina-PI também terá 62 chances para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMT). Desse quantitativo, 25 serão de nível superior para as funções de administrador, advogado, analista de sistemas, contador, analista previdenciário, assistente social e economista. 

As outras 37 vagas serão de nível médio para as funções de programador, assistente em administração, técnico em contabilidade e técnico previdenciário. 

A Fundação Wall Ferraz (FWF) também será contemplada no concurso com dez vagas. Ao todo, serão cinco oportunidades para assistente em administração, que tem como pré-requisito o ensino médio completo.

Além disso, haverá vagas para nível superior, sendo uma para cada um dos seguintes cargos: assistente social, administrador, contador, pedagogo e psicólogo. O município ainda não divulgou os salários atualizados das carreiras.

LDO 2020 prevê 639 vagas em concursos Teresina-PI

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para Teresina-PI no ano de 2020 já foi publicada. Elas preveem 639 vagas em concursos para prefeitura. Essas chances são em cargos dos níveis médio, técnico e superior, distribuídas da seguinte forma:

Nível superior - 374 vagas:

  • Médico - 70 vagas;
  • Professor I Ciclo 40 horas - 150 vagas
  • Técnico de nível superior - 50 vagas;
  • Engenheiro/Arquiteto - dez vagas;
  • Odontólogo - 15 vagas;
  • Enfermeiro - 50 vagas;
  • Tecnólogo em Radiologogia - duas vagas;
  • Psicólogo - três vagas;
  • Nutricionista - três vagas;
  • Fisioterapeuta - dez vagas;
  • Fonoaudiólogo - uma vaga;
  • Farmacêutico - dez vagas.

Níveis médio e médio/técnico - 265 vagas:

  • Técnico de nível médio - 100 vagas;
  • Agente de trânsito - 35 vagas;
  • Técnico de enfermagem - 80 vagas;
  • Auxiliar de saúde bucal - 20 vagas;
  • Técnico em patologia clínica - 15 vagas;
  • Técnico em radiologia - 15 vagas.

O documento também prevê mais 24 vagas em 2020 para a Câmara Municipal de Teresina-PI. Elas estão distribuídas por diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior.