Concursos da área Fiscal: tudo que você precisa saber
Professores contam tudo que você precisa saber sobre concursos da área Fiscal, disciplinas para estudar e métodos. Veja!
Autor:
Publicado em:27/01/2021 às 14:39
Atualizado em:27/01/2021 às 14:39
Os concursos da área Fiscal costumam atrair interesse de muitos candidatos. Mas são editais que têm seus conteúdos e conhecimentos específicos.
Por isso, quem está se preparando precisa conhecer a base para essas seleções. Esse tema foi abordado na conversa desta quarta-feira ,27, no programa ‘Conta, Fiscal’, no canal de Youtube da Folha Dirigida.
O professor Eugenio Montoto, Head de Conteúdo Educacional da Folha Cursos, explicou como funciona um concurso da área Fiscal e como se preparar para a área.
Também participou o especialista em concursos e auditor da Receita Federal, Kaique Knothe, 1º colocado no concurso de 2014. Além das disciplinas eles deram um panorama geral da área.
Essa é a principal dúvida daqueles que pretendem ingressar na área. A boa notícia é que a base de todos os editais de carreiras fiscais, sejam municipais, estaduais ou para o concurso Receita Federal, é semelhante.
Como alerta o auditor Kaique Knothe, a parte com mais mudanças é a de Legislação. Mas ele orienta que o candidato nem precisa começar a preparação por essa parte.
Além disso, mesmo que os tópicos de Legislação mudem conforme a esfera do concurso, ainda assim há um bom aproveitamento das demais disciplinas em vários editais.
Mas, afinal, quais são essas disciplinas básicas que caem em todos os concursos da área fiscal? O professor Eugênio Montoto dá o esquema:
“O que vai mudar lá no final (que eu acho que não são nem matérias que você tem que começar estudando), normalmente é Legislação. Para a Receita você vai estudar legislação do Imposto de Renda e do IPI, comércio exterior; para concursos estaduais é ICMS, IPVA; nos municipais são os tributos municipais.”
Vantagens de prestar um concurso para a área Fiscal
“Se você está meio perdido, a área Fiscal é interessante. E eu acho que não tem porque não mirar em um edital maior, que é o da Receita.”
O auditor e escritor Kaique Knothe, aprovado em 1º lugar no concurso Receita Federal 2014, defende que a área Fiscal é muito vantajosa para quem ainda está indeciso sobre qual caminho seguir.
Um dos pontos que ele destaca é que o conteúdo cobrado nesses editais também cai em diversos outros concursos. Ele exemplifica, inclusive, com o concurso INSS para técnico do seguro social.
Segundo Knothe, o candidato que está estudando para a Receita, caso viesse a sair o edital de técnicos, estaria preparado para boa parte da prova para este segundo cargo também.
Isso porque o conteúdo de auditor da Receita cobre quase todos os tópicos do técnico do INSS, deixando apenas alguns de fora. E o professor Montoto assina embaixo e ainda pontua uma questão interessante a ser avaliada:
“Concursos de área Fiscal têm menos risco, porque tem muito concurso. Há pessoas que erroneamente miram só na Receita, mas há os estaduais e municipais também muito vantajosos.”
Os professores ainda destacam que há concursos da área Fiscal fora da esfera federal que podem chegar a pagar até mais
Como já mencionado, uma questão dos concursos da área Fiscal é que eles são muitos, no que diz respeito às esferas estadual e municipal. E isso é uma grande vantagem para que tem interesse.
Mais editais significam também mais chances de passar e menos concorrência. Mas atenção ao alerta do professor Montoto: é preciso estudar com antecedência.
Ainda que sejam muitos, esses editais possuem um conteúdo programático significativamente intenso, que precisa de alguns meses para ser dominado. Então quem estuda só depois que o edital sai tem poucas chances.
A boa notícia: justamente por muitas pessoas não levarem isso a sério, a concorrência pode acabar sendo não tão qualificada. E, neste caso, novamente que está verdadeiramente preparado leva vantagem.
Segundo Montoto, em sua experiência de anos como professor para concursos, ele notou que, em média, apenas 5% dos candidatos dos concursos para a área fiscal passam nas provas.
Então em um concurso com 70 mil inscritos, por exemplo, apenas cerca de 3.500 são classificados. São aqueles que estavam estudando há mais tempo.
Especialistas debatem sobre concursos da área Fiscal
No programa ‘Conta, Fiscal', os professores e servidores tiram todas dúvidas sobre essas seleções. E ajudam os futuros servidores a entender melhor sobre os editais e também sobre a carreira dos sonhos: auditor da Receita.
Descubra junto com Eugênio os segredos para se tornar um auditor da Receita Federal: