Procura por programador cresceu mais de 100% durante a pandemia
Com pandemia e necessidade de transformação digital, empresas demandam mais programadores e têm o desafio de retê-los.
Autor:
Publicado em:14/09/2020 às 14:00
Atualizado em:14/09/2020 às 14:00
A Catho, plataforma brasileira com vagas de emprego, realizou uma pesquisa e os resultados mostram a força que a área de Tecnologia ganhou durante os últimos meses. Alguns cargos de programador tiveram aumento de mais de 100% de oportunidades.
Isso tem acontecido por causa da nova dinâmica de trabalho, imposta às empresas pela pandemia do Coronavírus. Com o distanciamento social, veio também a aceleração no processo de transformação digital dessas instituições. [tag_teads]
Essa transformação tem refletido na procura por profissionais especializados em programação. Segundo a pesquisa da Catho, procura por Web Developer, Programador ADVPL, C#, JavaScript e Python subiu significativamente. Veja:
Programador ADVPL - aumentou 157%
C# - 144%
Web Developer - aumentou 107%
Programador JavaScript - aumentou 36%
Programador de Python - aumentou 17%
Esses foram os percentuais de aumento de vagas abertas por função. Os dados consideram os meses de março a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Empresas têm desafio de atrair e manter esses profissionais
Os programadores, que já eram muito solicitados antes mesmo da pandemia, são essenciais para os processos de digitalização das empresas. Agora, com o aumento tão expressivo na demanda por eles, surge um desafio.
As empresas precisam empregar esforços para atrair e reter, ou seja, manter esses profissionais em seus quadros. Como explica a diretora de Gente e Gestão da Catho, Patricia Suzuki:
"Com a ampla oferta de mercado, o programador tem muitas opções e o que define a escolha da empresa onde irá trabalhar é o grau de aderência de seus valores ao propósito da empresa, aliado a um ambiente de trabalho flexível, com metodologia ágil que promova o desenvolvimento dos profissionais, bem como uma liderança que seja referência."
Como ela destaca, diante desse contexto, as corporações são desafiadas a promover processos de contratação diferenciados e mais eficientes.
"Todas as etapas do processo são muito importantes, desde o anúncio da vaga ao processo de seleção dos candidatos, a fim de promover mais elementos para a escolha assertiva do profissional e da empresa."
Por isso, a Catho apresenta a seguir algumas práticas que costumam ser efetivas para a contratação e retenção de profissionais programadores. Confira!
De março a agosto, procura por programadores cresceu até 100%
(Foto: Freepik)
1. Descrição das vagas
Esse é o primeiro contato do profissional com a empresa, por isso, é fundamental para atração dos profissionais de tecnologia.
É importante que o anúncio seja coerente e que traga informações como senioridade, tecnologias que o desenvolvedor precisa conhecer e que irá atuar, o desafio que o cargo possui, possíveis problemas que ele irá ajudar a resolver, além de mais detalhes sobre a cultura da empresa.
2. Processo seletivo
O ideal, de acordo com a Catho, é que a dinâmica de recrutamento seja curta e ágil, com etapas claras desde o começo. O programador precisa saber qual objetivo de cada estágio e como será feita sua avaliação.
Ao longo da seleção a empresa deve procurar manter uma comunicação constante com o candidato, com canais que facilitem esse contato, como aplicativos de mensagens instantânea. Isso aumenta o engajamento deles e a transparência.
3. Apresentação da cultura
O recrutador é o principal porta-voz da empresa durante a seleção. Por isso deve ter consistência ao falar da cultura organizacional da companhia.
Principalmente ao ressaltar as qualidades de inovação e os desafios a serem enfrentados, para deixar ainda mais claro ao profissional o que ele irá encontrar. É neste momento que tanto recrutador quanto candidato podem avaliar a compatibilidade entre ambos.
4. Ambiente colaborativo e inovador
De acordo com a Catho, os profissionais preferem empresas que tenham inovação e que possibilitem a colaboração entre equipes. Assim como sua área de atuação, o tradicional não é atrativo.
Por isso, além de um ambiente para descompressão, é importante estimular trocas entre colaboradores e dar ao desenvolvedor que já faz parte do quadro a possibilidade de testar o novo.
5. Capacitação contínua
Os programadores também costumam se identificar com empresas que propiciam sua capacitação contínua, já que a área da tecnologia se atualiza constantemente.
Logo, oferecer cursos, treinamentos internos, hackathons ou outras maneiras de desenvolvimento podem ser cruciais para a retenção desses talentos.
Bônus
Outro atrativo para o profissional de tecnologia que a Catho aponta é a possibilidade de trabalho full remoto, ou seja, home office. Na empresa, a dinâmica já era praticada antes mesmo da pandemia e é tida como efetiva pelo time de Atração de Talentos.
Apenas em 2019, a Catho conta que já contratou mais de 20 profissionais da área por meio do novo modelo de contratação, que envolveu estudos e até mesmo a prospecção de profissionais de outras localidades do país.