'Vagas no Varejo': plataforma tem mais de 4 mil postos de trabalho
Mais de 20 mil candidatos já se inscreveram na plataforma
Autor:
Publicado em:05/05/2020 às 10:00
Atualizado em:05/05/2020 às 10:00
Uma boa notícia para quem está desempregado: uma nova plataforma online de geração de empregos foi criada. O 'Vagas no Varejo' é uma iniciativa de 29 entidades ligadas ao setor - com objetivo de garantir a recolocação de profissionais no mercado de trabalho - e já conta com mais de 4 mil vagas.
Além disso, a plataforma visa preservar a atividade empresarial no setor e minimizar os impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus. Indicadores do Ibre/FGV apontam que a crise pode deixar até 12,6 milhões desempregados e reduzir em 15% a renda dos trabalhadores.
O lançamento do projeto aconteceu na última sexta-feira, 1º, no Dia do Trabalho. Nesta segunda-feira, 4, a plataforma já contava com mais de 20 mil profissionais cadastrados.
O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).
A concepção da plataforma foi feita com apoio voluntário da Tegra Sistemas e a comunicação visual do projeto foi elaborada pela Advance. O aplicativo já está disponível para download em todos os sistemas operacionais.
Após se inscrever na plataforma, o profissional precisará destacar a área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horários. Os processos de seleção serão realizados pela internet.
Também há cadastro para empresas que querem contratar profissionais. Neste caso, há uma área exclusiva no portal da plataforma para que os recrutadores possam incluir e excluir vagas, após assinarem um termo de responsabilidade.
Instituições falam sobre importância da iniciativa
Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o Brasil está passando por um momento sem precedentes. Segundo ele, essa nova realidade tem trazido muitos desafios para os empresários e trabalhadores.
"O Vagas no Varejo é um importante projeto que resulta da soma de forças do empresariado brasileiro na geração de oportunidades para a população. Juntos, queremos ajudar o país a passar por essa pandemia com menos danos econômicos possíveis", comenta.
Segundo o CEO da Abrafa, Sergio Mena Barreto, a redução do ritmo da economia e o desemprego são consequências inevitáveis da crise. Ele ainda pontua que em alguns setores a retomada econômica será lenta.
"Com essa estratégia, empresários e dirigentes da iniciativa privada somam esforços e competências para reverter mais rapidamente esse quadro e manter o nível de emprego e renda para muitas famílias", ressalta.
Já para o presidente da Abrappe, Carlos Eduardo Santos, a maior perda que uma empresa pode ter é a perda do capital humano. Ele reafirma o compromisso que as instituições tem com a sociedade e que, juntos, vão superar a crise.
"Não poderíamos ficar estáticos somente olhando tudo acontecer. Essa união do varejo é um compromisso com a sociedade para que juntos possamos superar essa fase. E a iniciativa começa agora e fica aberta a todas as empresas e candidatos para sempre", completa.