Vagas temporárias também cobram capacitação dos candidatos

Empresas solicitam experiência e conhecimentos dos concorrentes

Autor:
Publicado em:24/10/2019 às 07:34
Atualizado em:24/10/2019 às 07:34

Mais de 570 mil vagas serão abertas para as festas de fim de ano. O dado é da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Mas, você sabia que essas oportunidades também exigem capacitação dos candidatos?

Aqueles que apresentam um conhecimento vasto têm melhores chances de conquistar uma vaga temporária no mercado de trabalho. Apenas no setor de comércio estão previstas 103 mil novas oportunidades em todo país, até dezembro.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), são 44 mil vagas a mais que no mesmo período de 2018. Para o consultor de carreira do Cedaspy, Tiago de Oliveira Coiado, é a hora certa para ingressar no mercado.

"O momento é bom para quem busca recolocação ou o primeiro emprego e as chances são maiores para quem tem qualificação", afirmou Tiago, que trabalha no Cedaspy, rede de escolas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Capacitação e experiência podem ser decisivas na hora de concorrer
a uma vaga de trabalho (Foto: Divulgação)

 

Entre os profissionais mais buscados pelos empregadores estão: ajudante, vendedor e atendente de loja. O consultor esclarece que qualquer experiência é válida para as oportunidades que surgem para as festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo.

Por serem vagas temporárias, muitas pessoas acreditam que não precisam de experiência pela urgência na contratação. Porém, Thiago Coiado ressaltou a importância da qualificação também para se candidatar a essas oportunidades ocasionais.

"Os empregadores dão preferência para os profissionais mais capacitados, mesmo na contratação temporária porque, geralmente, são os que mais trazem resultado para a empresa", explicou.

Quer outros motivos? Os candidatos qualificados e que tenham sucesso em sua atividade temporária ainda têm maiores chances de efetivação. Então, o que você está esperando para começar um novo curso ou buscar experiências?

+ Confira 5 dicas para transformar o seu hobby em carreira
Entenda a importância de escrever bem para o sucesso profissional

Período é indicado para o primeiro emprego

O período de festas de fim de ano também é um dos melhores para quem busca o primeiro emprego. O especialista do Cedaspy relatou que as vagas temporárias podem gerar um importante ganho de vivência prática e experiência para os jovens.

"Dessa forma, quebra-se uma das principais barreiras na contratação de quem está iniciando a carreira, que é a falta de experiência", destacou Coiado.

A falta de bagagem profissional pode se transformar em problema quando o assunto é currículo. Por isso, a dica é destacar suas habilidades, fluência em línguas ou em ferramentas digitais. O que pode ser tornar um diferencial frente aos concorrentes.

"Neste caso, é preciso dar maior destaque para as habilidades pessoais e os diferenciais oferecidos para o cargo no qual se quer atuar. Mencionar cursos preparatórios e a vivência em estágio também ajuda a se destacar", disse o especialista.

Segundo o consultor, qualquer tipo de experiência é bem visto pelo empregador. Ainda que indique a parte prática de um curso de capacitação.

+ Vantagens de fazer um intercâmbio para o mercado de trabalho
+ Quais os requisitos e como conseguir emprego de jovem aprendiz?

Dicas para conquistar uma vaga temporária

O consultor de carreira do Cedaspy ainda listou dez dicas para conseguir uma vaga temporária. Confira a seguir:

  • Mantenha seu currículo atualizado;
  • Candidate-se a vagas compatíveis com as suas habilidades;
  • Não minta na entrevista de emprego;
  • Mostre-se disponível e disposto a cumprir metas;
  • Seja organizado e prestativo;
  • Mantenha a pontualidade e use roupas adequadas ao cargo e empresa contratante;
  • Trabalhe em grupo e conserve a boa comunicação com os colegas de trabalho;
  • Aproveite a oportunidade para ganhar experiência e estabelecer contatos;
  • Faça uma autoavaliação e invista nos seus pontos fortes;
  • Prepare-se com cursos de especialização e capacitação.

Mesmo para estágio, a falta de vivência pode assustar. Elaborar um currículo para estágio pode ser um desafio caso o estudante ainda não tenha nenhuma experiência profissional. No entanto, esse não é um empecilho se o concorrente souber descrever outras atividades importantes para a vaga oferecida. Saiba mais sobre o assunto aqui!

Veja também: Como fazer um bom currículo e se destacar no mercado?