Witzel anuncia medidas no funcionalismo para conter Coronavírus no RJ

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou um decreto nesta sexta-feira, 13, com regras para conter o avanço do Coronavírus.

Autor:
Publicado em:13/03/2020 às 14:23
Atualizado em:13/03/2020 às 14:23

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou decreto nesta sexta-feira, 13, com regras para conter o avanço do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o último levantamento do governo, o estado conta com 16 casos confirmados.

Witzel determinou a criação do gabinete de crise para o monitoramento 24 horas de tudo relacionado ao vírus e, assim, dar assistência à população. No funcionalismo, por exemplo, a recomendação é exercer as funções, preferencialmente, fora das instalações físicas do órgão, em trabalho remoto (home office).

O atendimento ao público também será reduzido. A medida é para evitar aglomerações e maior contágio.

“Nós estamos preparados e tomando as medidas necessárias para evitar que essa crise fique muito aguda. Já orientamos todos os nossos servidores a forma pela qual devem proceder. Em todas as repartições públicas do estado haverá uma redução de atendimento ao público para evitar aglomeração. Essa é a primeira medida”, disse o governador.

Além disso, será afastado qualquer servidor público, empregado público, ou contratado que preste serviço ao Estado do Rio de Janeiro que apresentar um dos sintomas do Coronavírus.

Isto é, febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta), dificuldade de respirar e batimento de asas nasais. O servidor nessas condições passa a ser considerado um caso suspeito. Assim, deverá adotar um protocolo de atendimento específico de cada instituição.

Governador Wilson Witzel
DWitzel anuncia medidas para conter o coronavírus no Estado do Rio 
de Janeiro (Foto: Divulgação)

 

As medidas, a princípio, valem por 15 dias. “Juntamente com o Ministério da Saúde, nós estamos trabalhando para trazer o menor desconforto possível para população”, afirmou Wilson Witzel.

O governo também optou por suspender as aulas da rede pública de ensino. Para isso, o recesso escolar foi antecipado para os próximos 15 dias.  

“Antecipamos as férias escolares a partir de segunda-feira (16 de março) pelos próximos 15 dias para que nós avaliemos se há necessidade de prorrogar por mais 15 dias. As escolas públicas e privadas vão antecipar as férias”, alegou o governador.

Outras medidas recomendadas foram a suspensão de atividades coletivas em cinemas e teatros. Assim como visitas em presídios, para reduzir a movimentação de pessoas e a disseminação do vírus.

Informações e dúvidas sobre o coronavírus podem ser tiradas pelo Whatsapp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640.

+ Quer ser aprovado em concursos públicos? Saiba como!
+ Coronavírus no Brasil: confira status das provas de concursos

Concursos do Rio têm provas suspensas

A decisão do governador fez com que órgãos públicos e prefeituras suspendessem provas de concursos públicos que aconteceriam nos próximos domingos. O Tribunal de Justiça adiou as provas de juiz substituto, que aconteceriam no próximo domingo, 22. A UFRRJ cancelou as provas de 31 de maio. 

Prefeituras também resolveram adiar as provas. Foi o caso de Quissamã e da Guarda Municipal de Nova Iguaçu. A cobertura em tempo real das provas de concursos suspensas em todo o país pode ser acompanhada AQUI!

Ministério da Saúde recruta 5 mil médicos por conta do coronavírus

Em virtude do novo coronavírus, o Ministério da Saúde recruta 5 mil médicos temporários para o programa Mais Médicos. O edital foi publicado na noite de quarta-feira, 11. O período de contratação será de um ano e os ganhos são de R$12.386,50.

Segundo a publicação feita no Diário Oficial da União, a contratação dos profissionais faz parte das medidas do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo coronavírus.

As vagas estão distribuídas entre 1.864 municípios e 19 distritos sanitários especiais indígenas. As capitais voltam a integrar o programa. Isso porque são locais com maior concentração de pessoas e, por isso, apresentam maior facilidade de circulação do vírus.

Para se inscrever é necessário ter diploma de graduação em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Os interessados não devem ter vínculo com programa de residência médica ou estar no Serviço Militar Obrigatório.

A carga de trabalho será de 40 horas semanais. As inscrições estão abertas no site do Programa Mais Médicos até às 18h do dia 17 de março.

É necessário preencher um formulário eletrônico e prestar declarações que ficarão registradas no Termo de Aceite do processo seletivo. Como o número do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), endereço domiciliar, e-mail e telefone.