Witzel veta projeto que fixa idade nos concursos PM e Bombeiros-RJ

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vetou integralmente o Projeto de Lei que fixa a idade nos concursos PM e Bombeiros-RJ.

Autor:
Publicado em:09/07/2019 às 08:33
Atualizado em:09/07/2019 às 08:33

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vetou integralmente, nesta terça-feira, 9, o Projeto de Lei 346/2019. O PL fixava as idades máximas para ingresso, por meio de concursos públicos, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do estado.

Em seu veto, o governador citou o posicionamento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que caracteriza projetos de lei como estes com um "vício de iniciativa".

De acordo com Wilson Witzel,  se fosse o caso de se alterar as normas estatutárias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, isto dependeria de iniciativa legislativa reservada, de forma privativa, à chefia do Poder Executivo. Ou seja, a mudança deveria partir do governador e não da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

"Com efeito, dispõem os artigos 61, §1º, II, “c”, da Carta Federal e artigo 112, §1º, II, “b”, da Constituição Estadual, que são de iniciativa privativa do governador do estado as leis que disponham sobre o regime jurídico dos servidores públicos, inclusive os militares", diz o governador em seu veto.

Witzel veta PL de limite de idade nas carreiras militares (Foto: Fernando Frazao/Agencia Brasil)
Witzel veta PL de limite de idade na PM e nos Bombeiros-RJ
(Foto: Fernando Frazao/Agencia Brasil)

PM-RJ e Bombeiros-RJ reprovaram PL

Ainda em seu veto, o governador Wilson Witzel afirma que a PM-RJ apresentou parecer desfavorável ao Projeto de Lei, argumentando que o ingresso na corporação de policiais militares com mais de 30 anos de idade inviabilizaria o cumprimento do tempo mínimo de serviço expresso na legislação vigente.

Segundo o governador, a PM destacou que tal alteração aumentará significativamente o percentual de afastamentos de policiais por motivo de doença, ocasionando a redução do efetivo, que "certamente causará sensação de insegurança em âmbito estadual".

Já o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro frisou aspectos negativos em relação ao Plano de Carreiras e às Promoções das Praças do CBMERJ. Segundo a corporação, o ingresso nas fileiras da instituição, com idade superior a 30 anos, também ocasionará impactos previdenciários.

Isso ocorreria porque o militar seria transferido para a reserva remunerada sem prestar o tempo de serviço previsto na legislação vigente. Além disso, para os Bombeiros-RJ, a implementação da iniciativa frustraria pretensões de ascensão na carreira, em especial o acesso ao oficialato.

Prepare-se para concursos em 2019!

Acesse o documento

Entenda o Projeto de Lei

O projeto foi aprovado, no dia 11 de junho, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O PL original, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), fixava a idade mínima de 18 (como é atualmente) e máxima de 40 anos para o ingresso nas carreiras das Corporações Militares do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, o Projeto de Lei foi aprovado com emendas, que fixavam o limite de idade para 35 anos na Polícia Militar e 50 anos para o Corpo de BombeirosSe o PL fosse sancionado, as corporações poderiam convocar os concursados aprovados, dentro da faixa etária, nos concursos que ainda estão válidos.Acesse o grupo no Telegram

Com a aprovação do governador Wilson Witzel, cerca de 4 mil concursados aprovados desde 2014, principalmente no concurso para soldados da PM-RJ, poderiam ser beneficiados.

Isso porque aprovados no concurso PM-RJ, como soldados, não são convocados porque a idade máxima é de 30 anos, conforme o último edital.

Em sua justificativa, a deputada Martha Rocha afirmou que o Poder Legislativo Estadual tem competência constitucional para legislar sobre Segurança Pública. 

"Em 2014, foi aberto um edital com seis mil vagas para praça da Polícia Militar. Com o passar do tempo, os profissionais foram aprovados em todas as etapas e agora começaram a ser chamados. Mas o edital estabelecia limite de 30 anos. Seria uma injustiça não realizar a adequação de idade, já que muitos estão com mais de 30 anos atualmente”, explicou Martha Rocha. 

Veja também:

Prepare-se para concursos de Segurança em 2019

Apesar do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro não pensar em novos concursos para 2019, devido à LRF, a PM-RJ tem planos de uma nova seleção para soldados. Isso mostra como o Governo do Estado tem planejado concursos para a área de Segurança. Confira abaixo detalhes sobre a seleção para soldados da PM-RJ[VIDEO id="8571"]