Pensando nisso, o Qconcursos Folha Dirigida apresenta as 4 disciplinas mais cobradas nas provas da carreira para que você possa concentrar seus estudos e otimizar sua preparação, até a publicação do edital.
4 disciplinas mais cobradas em provas da PF agente administrativo
Para analisar as disciplinas mais cobradas em provas da PF para agente administrativo, será usada como referência a última prova para a carreira, realizada em 2013.
Segundo análise, as quatro disciplinas mais relevantes na prova de agente administrativo da PF foram:
- Noções de Administração Financeira e Orçamentária
- Noções de Direito Administrativo
- Língua Portuguesa
- Noções de Arquivologia
Os dados da análise foram obtidos por meio da ferramenta Raio X do Qconcursos.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!
PF solicita novo concurso para preencher 626 vagas na carreira de agente administrativo
(Foto: Divulgação)
O que cai na prova do concurso PF agente administrativo?
A última prova do concurso PF para o cargo de agente administrativo foi organizada pelo Cebraspe e contou com 120 questões.
Deste total, 50 questões foram destinadas às disciplinas de conhecimentos básicos e 70 para conhecimentos específicos.
Em Conhecimentos Básicos, os conteúdos cobrados foram:
- Língua Portuguesa
- Noções de informática
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
Na parte de Conhecimentos Específicos, os seguintes conteúdos foram abordados:
- Noções de Administração Pública
- Noções de Administração Financeira e Orçamentária
- Noções de Gestão de Pessoas nas organizações
- Noções de Administração de Recursos Materiais
- Noções de Arquivologia
- Legislação Aplicada à Polícia Federal
A nota máxima das provas objetivas era de 120,00 pontos, sendo a nota final da prova objetiva igual à soma das notas obtidas em todos os itens.
+ Leia mais: Confira plano de estudos para a carreira de agente administrativo da PF
Agente administrativo da PF: atribuição, requisito e salário
Para ingressar no cargo de agente administrativo da PF, é necessário ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
No que se refere ao salário, atualmente, o agente administrativo da PF possui remuneração de R$6.173,31. O valor é composto por vencimento básico, Gratificação de Desempenho de Atividade de Apoio Técnico-Administrativo à Polícia Federal – GDATPF e auxílio-alimentação de R$1 mil.
+ Leia mais: Saiba tudo sobre o cargo de agente administrativo
O agente administrativo da PF é responsável por: realização de atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica; supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e materiais executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização.
O que falta para o concurso PF administrativo sair?
Para que um novo concurso PF Administrativo aconteça, é necessário primeiro uma autorização oficial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), pasta responsável pelo aval de concursos.
O pedido encaminhado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ao MGI, solicita 789 vagas para a área administrativa, sendo 626 destinadas ao cargo de agente administrativo, de nível médio. A solicitação visa o ingresso de novos servidores no ano de 2025.
A contratação de novos servidores para a área administrativa é vista como urgente, segundo o Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia Federal (SinpecPF).
A necessidade de novos servidores administrativos é vista como urgente pelo Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia Federal (SinpecPF). Isso porque, atualmente, há mais de 600 cargos vagos, segundo o sindicato.
Em nota, o SinpecPF diz:
"O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) ajuizou ação civil pública buscando afastar as contratações de pessoal ilegais que estão ocorrendo na Polícia Federal. Diversos procedimentos licitatórios têm sido instaurados para a contratação de empresas que prestam serviços de apoio administrativo, apesar de existirem mais de 600 cargos de caráter administrativo vagos no Plano Especial de Cargos da Polícia Federal, bem como cargos vagos de nível superior, como Psicólogo, Administrador, Economista, que devem ser preenchidos por meio de concurso público", disse o SinpecPF.
De acordo com fontes, os concursos da Polícia Federal e também da PRF para a área Administrativa estão entre as prioridades do Governo.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) trabalha para divulgar novas autorizações de concursos federais em breve. Segundo a ministra Esther Dweck, novas autorizações serão dadas aos poucos, ainda este ano.
Em coletiva nesta quinta, 4 de julho, ela ainda não revelou quais os concursos podem estar nesta lista e nem a quantidade de vagas.
Quer começar os seus estudos para o concurso PF Administrativo? Então assista agora uma aula GRATUITA do Qconcursos e seja aprovado!