Concurso Anac: agência solicita novo edital com 476 vagas

A Agência Nacional de Aviação Civil enviou um pedido de autorização para um novo concurso Anac, com oferta de 476 vagas. Confira detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:29/05/2024 às 11:53
Atualizado em:29/05/2024 às 12:13

Um novo concurso Anac foi solicitado ao Governo Federal pela autarquia. Desta vez, a Agência Nacional de Aviação Civil solicita uma autorização para preencher 476 vagas.


A demanda foi encaminhada à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Do total de oportunidades, a Anac solicita aval para os seguintes cargos:


Nível médio

  • técnico em regulação de aviação civil - 153 vagas; e
  • técnico administrativo - 58 vagas.


Nível superior

  • especialista em regulação de aviação civil - 176 vagas; e
  • analista administrativo - 89 vagas.


De acordo com a Anac, há somente 1.141 cargos efetivos ocupados dos 1.755 previstos em lei, o que implica em um déficit de mais de 614 cargos efetivos.


Em 2023, a Anac esteve entre as agências reguladoras que receberam autorização para novo concurso.


Entretanto, de acordo com a autarquia, as 70 vagas autorizadas não suprem a necessidade atual. Além disso, somente o cargo de especialista foi contemplado no último aval.

Anac prevê provimentos em 2027

O pedido de autorização encaminhado pela Anac ao MGI prevê provimentos em janeiro de 2027. Isso porque a agência está considerando o período de realização do atual concurso, com vagas para especialista.


De acordo com a Anac, o concurso que está em andamento ficará válido até outubro de 2026.


Com isso, a agência entende que o concurso atual será homologado no segundo semestre deste ano, sem previsão de ser prorrogado, após o término da validade.


A seleção atual teve provas aplicadas em março pelo Cebraspe, organizador. Atualmente, a seleção está na fase de resultados da etapa discursiva.


Ao todo, 9.942 candidatos se inscreveram no concurso para especialista em regulação de aviação civil e foram convocados para as provas.


Os aprovados serão contratados pelo regime estatutário, para atuação no Distrito Federal ou em São Paulo, com jornada de 40 horas e salário inicial de R$16.413,35 mais o auxílio-alimentação de R$1 mil.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Pedido para novo concurso Anac é encaminhado ao Governo Federal

(Foto: Sinagências)


Nas provas objetivas, os candidatos do concurso da Anac foram avaliados nas seguintes disciplinas:

  • Língua Inglesa; 
  • Noções de Direito Administrativo; 
  • Ética no Serviço Público; 
  • Direitos Humanos; 
  • Tecnologia da Informação; 
  • Legislação do Sistema de Aviação Civil; e
  • Conhecimentos Específicos. 

A prova discursiva consistiu em uma situação-problema, acerca de gerenciamento de segurança operacional, a ser respondida em até 45 linhas.


Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos do concurso Anac também serão submetidos à avaliação de títulos e ao curso de formação.

Concurso Anac deve nomear em novembro

Em nota técnica, a Agência Nacional de Aviação Civil informou que as nomeações dos aprovados no concurso Anac devem começar no mês de novembro deste ano.


Além das 70 vagas imediatas oferecidas no edital, a seleção poderá contar com até 246 aprovados, de acordo com o anexo III do Decreto nº 9.739/2019.


Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, a superintendente de Gestão de Pessoas da Anac, Mariana Dalcanale, explicou que, além da utilização do cadastro reserva, a agência poderá também solicitar mais 25% de excedentes ao MGI. 

"Há também a possibilidade de negociar com o Ministério da Gestão e Inovação uma autorização para chamar excedentes. A regra atual é de até 25% de excedentes e a gente fica com esse cadastro válido durante todo o período de validade do concurso”, esclareceu.

A superintendente da Anac também falou sobre os benefícios oferecidos, sobre a carreira e a importância de um novo concurso após longos anos sem editais.


No vídeo abaixo, confira a entrevista na íntegra com a superintendente da Anac: