Após novo TAC, concurso PM-RN amplia vagas do curso de formação

Concurso PM-RN amplia vagas e vai chamar mais aprovados para uma segunda turma no Curso de Formação de soldados.

Autor:
Publicado em:30/01/2020 às 09:20
Atualizado em:30/01/2020 às 09:20

O concurso PM-RN para soldados teve ampliado o número de vagas para o curso de formação, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 

Uma nova turma com mais de 300 alunos terá início no dia 4 de janeiro de 2021, sendo convocados candidatos de ambos os sexos, desde que tenham sido aprovados nas seis etapas anteriores da seleção. 

O TAC foi assinado no último dia 24 de janeiro. Com isso, o Ibade, organizador do concurso para a Polícia Militar, publicou uma retificação do resultado para a matrícula no curso de formação. 

Primeira turma do curso de formação vai até agosto

Os candidatos que constam na lista serão oportunamente convocados para requererem sua matrícula na segunda turma do curso. A primeira turma, vale lembrar, está em andamento. 

Os primeiros mil aprovados no concurso iniciaram a etapa no dia 2 de janeiro. O Curso de Formação de Praças tem duração de 240 dias letivos, de modo que a turma vai até agosto, e habilita o candidato do concurso público a exercer a função de Soldado da PM-RN.

Durante esse período, os alunos têm direito a bolsa no valor do salário-mínimo e ficam sujeitos à dedicação por tempo integral. O curso tem caráter classificatório e eliminatório. 

A etapa é realizada nas unidades da instituição, tanto na capital quanto nos polos regionais. As atividades podem se desenvolver nos horários diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados. 

Para ser aprovado no Curso de Formação de Praças da PM-RN é necessário alcançar nota final de, pelo menos, 6 pontos em cada disciplina do plano. 

(Foto: Divulgação/ PM-RN)
Primeira turma do concurso PM-RN começou aulas no início do ano
(Foto: Divulgação/ PM-RN)

Oferta inicial do concurso PM-RN era de mil vagas

O concurso PM-RN visava, inicialmente, preencher mil vagas na carreira de soldado. Com o novo acordo firmado com o MP-RN, mais cargos serão preenchidos com os aprovados nas duas turmas do curso de formação.

Para ingressar na carreira é preciso ter nível superior; altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres; idade entre 21 e 30 anos; e carteira de habilitação na categoria B. Depois de formado no curso de formação, o soldado na classe inicial da carreira recebe R$2.904.

A seleção foi aberta em janeiro de 2018, mas precisou ter edital republicado por conta de inconsistências encontradas no documento. A principal era a necessidade de alteração da escolaridade do cargo, que exigiria o nível médio, mas passou a ser de nível superior.

Foram registradas 12.841 inscrições, mas cerca de 60% dos candidatos não compareceu na aplicação das provas objetivas, em setembro de 2018.